Assaltos a ônibus e táxis reduzem cerca de 87%

A Polícia Militar de Alagoas, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), já reduziu em cerca de 87% o número de assaltos a ônibus e a táxis em Maceió, depois da deflagração da Operação “Maceió Contra o Crime”, desencadeada no dia 5 de julho, com o objetivo de reduzir os delitos, que vinham se tornando uma freqüência na capital.

De acordo com o comandante do CPC, Marcos Antônio Cardoso Brito, de janeiro a junho deste ano foram registrados 179 assaltos a ônibus na capital. “Já em julho, quando foi iniciada a operação intensiva por parte da PM, conseguimos reduzir esse número a 33%. E agora, em agosto, estamos fechando os registros de assaltos com uma redução de 87%”, informou o coronel Brito.

Marcos Brito informou que cerca de 300 policiais dos Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), Rádiopatrulha e de Policiamento de Trânsito (BPTran) estão atuando nas blitze, fazendo abordagens durante todo dia, em diversos pontos da cidade. “O bairro do Trapiche da Barra e a região do Dique-Estrada foram os que apresentaram a maior incidência de assaltos. Das 179 ocorrências registradas desde o início do ano, 130 aconteceram nessas duas áreas, seguidas de localidades como Mangabeiras e Cruz das Almas”, completou.

Segundo Brito, as abordagens policiais, que incluem a revista de passageiros, são realizadas nos coletivos e nos pontos de ônibus, como forma de inibir a ação dos criminosos, que geralmente praticam os assaltos em dupla.

Outra ação da PM tem sido em abordagens em táxis e motos. “Graças ao reforço no policiamento, não registramos nenhum caso de assalto a taxistas no mês de agosto”, complementa o comandante.

Outra informação considerável, segundo Marcos Brito, foi a apreensão de armas na capital. Somente de janeiro a julho deste ano, a Policia Militar apreendeu 303 armas, cuja operação resultou na prisão de 356 pessoas, das quais 83 são menores. “Neste mês de agosto já apreendemos 30 armas”, disse o oficial.

Pesquisa – Pesquisa realizada pela administração do hotel Ponta Verde atestou a aprovação do trabalho da PM no combate aos assaltos a ônibus. De acordo com o levantamento realizado junto a 104 funcionários do hotel, que utilizam transporte coletivo diariamente, 72,50% consideram boa a ação da polícia, 22,90% consideraram regular e apenas 3,44% acharam ruim.

Ainda segundo a pesquisa, 51,72% já presenciaram a ação da PM no combate aos assaltos a ônibus e 94,25% concordaram que seja mantida a operação. Apenas 3,4% disseram não aceitar a operação policial nos ônibus.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário