Hoje, os superintendentes da SMTT e da SMCCU , Ivã Vilela e Edinaldo Marques, respectivamente, vão discutir o assunto. De antemão, Marques avisa que a possibilidade só deve existir se a câmara de compensação do órgão comportar as mudanças.
A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) reuniu-se em sua sede, no Tabuleiro, com representantes dos lojistas para reivindicar as mudanças dos camelôs do comércio.
O objetivo do encontro foi a solicitação, por parte dos lojistas, da saída dos ambulantes da Rua da Alegria, já que transferência dos camelôs estaria prejudicando o comércio e o trânsito, além de diminuir o potencial de vendas das lojas. Existem aproximadamente 500 camelôs cadastrados, só que alguns de forma irregular, pois muitos não fazem o cadastro para não pagar taxa.
Segundo o superintendente da SMCCU, Edinaldo Melo, o ideal seria um novo recadastramento para tentar reduzir o número de camelôs irregulares. "Estamos tentando organizar o comércio através do Projeto de Requalificação do Centro de Maceió, só que não vamos agradar a todos".
Técnicos da SMCCU confirmam que está sendo feito um estudo e já foi confirmado que os dois estacionamentos, próximos a Praça dos Palmares, darão lugar aos camelôs saídos do comércio. O local terá aproximadamente 3.500 metros e contará com toda uma estrutura para os camelôs, que terão a disposição praça da alimentação, banheiros, administração própria, além de ser coberto e terá outros atrativos.
Ainda na mesma reunião, surgiram duas soluções que serão estudadas e comunicadas ao prefeito de Maceió, Cícero Almeida. Uma das idéias apresentadas foi a de transportar os ambulantes da Rua da Alegria para a Praça da Cadeia , no centro. A mudança só agrada aos trabalhadores informais, caso a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) modificar o roteiro dos ônibus , fazendo com que os coletivos parem na localidade (atualmente quase não circulação e parada de ônibus na Praça da Cadeia, o que espontaneamente ocasiona uma evasão de clientes e consumidores).
Hoje, os superintendentes da SMTT e da SMCCU , Ivã Vilela e Edinaldo Marques, respectivamente, vão discutir o assunto. De antemão, Marques avisa que a possibilidade só deve existir se a câmara de compensação do órgão comportar as mudanças.
A outra idéia que surgiu no encontro, foi a de transferir os ambulantes da Rua da Alegria para a Praça Deodoro. Apesar da sugestão ainda não ter sequer chegado ao conhecimento do prefeito, o titular da SMCCU adianta que não é favorável a essa possibilidade. Segundo ele, essa mudança poderá ocasionar problemas com representantes de vários órgãos e entidades localizadas nas proximidades do logradouro, e com comerciantes .