Os artesãos de São Miguel dos Milagres e da Barra do Camaragibe, já começaram a criar associações, com a finalidade de comercializar o artesanato produzido na localidade. Os cursos foram promovidos pelo Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred), em parceria com Banco do Cidadão, Sebrae, Seplan, Programa Arranjos produtivos Locais e a prefeitura.
Os artesãos de São Miguel dos Milagres e da Barra do Camaragibe, povoado de Passo do Camaragibe, que foram contemplados com a capacitação em design e cursos de associativismo e gestão financeira, já começaram a criar associações, com a finalidade de comercializar o artesanato produzido na localidade. Os cursos foram promovidos pelo Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred), em parceria com Banco do Cidadão, Sebrae, Seplan, Programa Arranjos produtivos Locais e a prefeitura.
A Associação Artesanal de São Miguel dos Milagres está em fase de registro, mas já apresenta resultados que demonstram a força do trabalho em grupo. No final de agosto, a entidade expôs a produção artesanal dos associados durante a realização do IV Encontro Estadual dos Jornalistas Assessores de Comunicação, realizado no hotel Costa dos Corais, em São Miguel dos Milagres.
No entanto, a primeira iniciativa de associativismo ocorreu no povoado de Barra do Camaragibe, com a criação da Associação dos Artesãos da Barra, que recebeu o nome de fantasia “Artes Camaragibanas”, e tem na presidência a artesã Salete Cilene do Nascimento. Nas duas localidades houve mobilização dos artesãos e eleição em assembléia para escolha dos dirigentes.
Para os artesãos, a decisão de trabalhar em grupo nasceu do entendimento de que a união faz a força. “Várias cabeças pensando é mais seguro, é melhor do que enfrentar tudo sozinha”, justificou a artesã Iracy Gouveia, que exibia seus trabalhos com coco, no Encontro de Jornalistas, a exemplo de bijuterias, artigos de decoração e utensílios de cozinha. Também fizeram parte da exposição os trabalhos com pintura à mão, de dona Maria Delia, e à base de bordado, feitos por Elinelza Januária.
A secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, destacou a capacidade produtiva e empreendedora dos artesãos. “Eles têm a vocação e a vontade de trabalhar. Só faltava o apoio do setor público, e isso o governo do Estado está dando através desse projeto”, reforçou.
Segundo Genilda Leão, a capacitação em associativismo e gestão financeira faz parte de uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan), por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do governo do Estado.
A iniciativa faz parte dos objetivos do projeto “O que é que o litoral Norte faz”. A finalidade é preparar os artesãos, tanto em relação ao produto quanto na gestão de negócios, já que a intenção é desenvolver um pólo de artesanato de qualidade, em condições de atender às exigências do mercado turístico, através do empreendedorismo, visando à geração de emprego e renda na comunidade.