Categorias: Brasil

Lula diz que crise política só será vencida com investigação e punição rigorosa

Ele destacou que, para vencê-la, é necessária uma "apuração cabal de todas as denúncias" e punição "rigorosa" dos culpados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em seu pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV, que a crise política será vencida pelo Congresso, pelo governo e pelo povo brasileiro. Ele destacou que, para vencê-la, é necessária uma "apuração cabal de todas as denúncias" e punição "rigorosa" dos culpados.

Lula afirmou que não permitirá "nenhum acordo subalterno" em referência a negociações para não punir os culpados. "Doa a quem doer, sejam amigos ou adversários", reafirmou. Além disso, o presidente acrescentou: "o fundamental é que a verdade prevaleça e que não haja impunidade. Que as CPIs apurem, que a Polícia Federal investigue, que o Ministério Público denuncie e que a justiça, soberana, julgue".

No pronunciamento, Lula afirmou que da mesma forma que seu governo e o povo brasileiro venceram o desafio da crise econômica, "saberemos superar com coragem e serenidade" o atual momento político.

É a quarta vez que o presidente Lula faz um pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV neste ano. O último ocorreu em 23 de junho, quando falou sobre o combate à corrupção e algumas das ações de seu governo. Lula também falou em abril, por ocasião do Dia do Trabalhador, quando anunciou o salário mínimo de R$ 300,00, e, em janeiro, quando fez um balanço dos dois primeiros anos de seu governo.