Categorias: Brasil

Feriado aumenta transmissão de vírus na internet

O feriado de 7 de setembro foi considerado estratégico para piratas virtuais brasileiros. Na quarta-feira, a companhia de segurança detectou oito vezes um e-mail falso que informava sobre uma nova versão do MSN Messenger.

O feriado de 7 de setembro foi considerado estratégico para piratas virtuais brasileiros. Como a data caiu no meio da semana, poucas pessoas viajaram e muitas entraram na internet de suas casas, aumentando as chances de sucesso dos golpistas on-line.

Segundo a empresa de segurança Batori, que identificou nesta quarta-feira uma fraude relacionada ao MSN Messenger, o fato de executivos levarem seus notebooks para casa também facilita a ação dos hackers.

"Os filhos e esposas desses funcionários podem usar o computador para entrar na internet nessas ocasiões. É aí que os vírus entram no notebook e se espalham pelo ambiente computacional das empresas [quando o executivo conecta a máquina infectada no trabalho]", explica Denny Roger, diretor da Batori.

Na quarta-feira, a companhia de segurança detectou oito vezes um e-mail falso que informava sobre a versão 8.0 do MSN Messenger –a ferramenta, atualizada pela Microsoft há menos de um mês, ainda está na versão 7.5.

Ao clicar em um link para baixar o programa, o internauta instala involuntariamente em seu computador um vírus que rouba informações bancárias, possibilitando transferências financeiras sem o consentimento do titular da conta.

Além disso, a praga permite a execução de ataques DDoS. Com eles, piratas virtuais podem, por exemplo, fazer com que diversos micros infectados acessem o site de uma empresa, tirando-o do ar.

A Batori ainda não tem um nome para esse novos vírus, que utiliza partes do código do programa malicioso identificado como Delf.qs (nome definido pela empresa de segurança Kaspersky), Downloader.Trojan (Symantec) e Banbra.AIJ (Panda). A semelhança entre códigos permite que softwares de segurança identifiquem o novo vírus, diminuindo os riscos de infecção.