Pelo menos 50 pessoas, entre elas vários menores, foram internadas neste sábado em um hospital na província de Cotabato do Norte, ao sul das Filipinas, após ingerir carne de porco.
A intoxicação aconteceu na sexta-feira em Magpet, cerca de 980 quilômetros ao sudeste de Manila. A carne foi servida após uma reunião da associação de pais de alunos da escola pública dessa localidade.
O prefeito de Magpet, Efren Piñol, disse que as vítimas foram levadas ao hospital com sintomas de desidratação, vômito e diarréia após comer um prato preparado com carne de porco e molho feito de maizena.
O Médico Rodrigo Escudero afirmou que os pacientes estão fora de perigo, embora "ainda seja necessário determinar o grau de intoxicação". O médico disse também que, neste domingo, algumas das vítimas devem receber alta.
No sábado passado, uma mulher morreu de raiva nesse mesmo povoado e outras nove pessoas estão sob observação médica. Após a morte do cachorro doente, que atacou a mulher, os filipinos ingeriram sua carne.
O consumo e a venda de carne de cachorro são comuns nas Filipinas, sobretudo no norte do país, apesar de esta prática ser penalizado pela lei.