A secretária Katia Born faz, hoje, às 20 horas, no Centro de Convenções de Maceió, a abertura do seminário internacional Nise da Silveira – Uma luz no inconsciente. O seminário prossegue durante os dois horários na sexta-feira e até o meio-dia do sábado, com palestras, mesas-redondas e mini-conferências.
A secretária Katia Born faz, hoje, às 20 horas, no Centro de Convenções de Maceió, a abertura do seminário internacional Nise da Silveira – Uma luz no inconsciente.
Realizado pela Secretaria Executiva de Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Regional de Medicina (CRM), o evento faz parte das comemorações do centenário de nascimento da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, pioneira do tratamento humanizado aos portadores de transtornos mentais com a utilização da linguagem da arte como forma de expressão e tratamento.
Para a conferência de abertura “Memória e afetividade na construção do modelo terapêutico”, prevista para as 20h30, estão confirmadas as presenças do psiquiatra Agilberto Calaça da Silva e do secretário executivo do MS, José Agenor Álvares. O seminário prossegue durante os dois horários na sexta-feira e até o meio-dia do sábado.
Entre os temas a serem tratados em mesas-redondas e mini-conferências estão – a expressão artística e a saúde mental; arte, subjetividade e singularidades; evolução e humanização da assistência psiquiátrica; história da psiquiatria em Alagoas; ética e legislação em psiquiatria; Jung e sua influência na obra de Nise da Silveira; importância da mitologia na compreensão do inconsciente.
São conferencistas do evento os psiquiatras Audenis Peixoto, Agatângelo Vasconcelos, Emanuel Fortes e Rosiane Rodrigues Cavalcanti; os psicólogos Gladys Schincariol, Everaldo Moreira, Lourenço Leirias, Rita de Cássia Bittenccourt e Edberto Lessa Wanderley; o psiquiatra e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Recife, Evaldo Melo de Oliveira; o diretor da Casa da Palmeiras – RJ, Walter Melo e a desembargadora Elizabeth Carvalho Nascimento.
A conferência de encerramento – Espaço institucional versus Espaço terapêutico -, marcada para as 11h do sábado, será apresentada pelo assessor da Coordenação de Saúde Mental do MS, Alfredo Schechtman e pelo psiquiatra italiano Ernesto Venturini, profissional de destaque na luta e na implantação da reforma psiquiátrica da Itália e outros países da Europa.