Categorias: Educação Maceió

Projeto Braille da Ufal é aprovado pelo Ministério da Cultura

O projeto foi um dos 354 projetos culturais aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) para captação de recursos por meio do Mecenato, conhecida como Lei Rouanet, mecanismo Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91).

O projeto Editoração de Livros em Braille, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desenvolvido pela Editora da UFAL (EDUFAL), foi um dos 354 projetos culturais aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) para captação de recursos por meio do Mecenato, conhecida como Lei Rouanet, mecanismo Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91).

Para a diretora da EDUFAL, professora Sheila Maluf, além da realização de um dos objetivos da atual gestão da UFAl, que tem entre suas prioridades a educação inclusiva, a comunidade de deficientes visuais terá acesso às publicações técnico-científicas de autores locais e com isso, a oportunidade de se manter informado e se projetar intelectualmente.

EDUFAL em Braille

O projeto da EDUFAL em lançar livros na linguagem utilizada pelos deficientes visuais foi iniciado em 2004 e tem como parceiros a Secretaria Executiva de Educação (SEE) e o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), já recebeu financiamento de Instituições como Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

A Editora já tem dois títulos em Braille em fase de edição e serão lançados durante a II Bienal Nacional do Livro de Alagoas, promovida pela UFAL por meio da EDUFAL. Os títulos foram escolhidos pela comunidade cega dentro do catálogo da editora. São eles “O ensino da redação: o aposto” da autora Renira Lisboa de Moura Lima e “Direitos Humanos: a eficácia e a efetivação dos direitos econômicos, sociais e culturais” da autoria de Narciso Fernandes Barbosa.

Os livros em Braille terão distribuição gratuita para os 98 municípios com biblioteca, além de 13 comunitárias e a Central em Maceió. Os demais exemplares serão intercambiados com outras instituições que produzem trabalhos em Braille.