Alonso torna-se o mais novo campeão da história da Fórmula 1, com 24 anosAssim como nas provas anteriores, a McLaren e seus pilotos foram perfeitos, conquistando a dobradinha e assumindo a ponta do Mundial de Construtores. A regularidade de Alonso durante todo o ano, no entanto, foi a cartada principal da Renault, que fisgou o título de pilotos com antecedência.
Com os seis pontos conquistados no Brasil, Alonso abre 23 de vantagem para Raikkonen, e apenas outros 20 estão em jogo – a temporada ainda tem o GP da China e do Japão.
Kimi Raikkonen, que contou com um trabalho essencial de Montoya que ultrapassou Alonso logo nas primeiras voltas, não chegou a assumir a liderança da corrida e terminou em segundo lugar na prova.
Prova essa que foi bastante disputada do início ao fim. Logo na largada, um acidente tirou Antonio Pizzonia e David Coulthard da corrida. O brasileiro foi prensado de um lado pela Red Bull do escocês e de outro pela Williams de seu companheiro de equipe.
"Meu carro tava em linha reta, foi bem antes de começar a frear, quando senti a batida por trás. Nos boxes, vendo o replay, vi que foi o Coulthard. Fiquei surpreso porque ele tem muitos GPs nas costas e cometeu um erro desse. É triste terminar assim em casa", disse Pizzonia.
O acidente provocou a entrada do safety car na pista, o que favoreceu a McLaren, que tinha seus dois pilotos perseguindo o líder Alonso. Na volta da normalidade da prova, Montoya não "titubeou" e ultrapassou o espanhol, construindo então uma boa liderança, apesar das seguidas voltas rápidas da Renault.
A prova se desenvolveu sempre com as duas McLaren na ponta, e com Alonso intercalando entre o quinto lugar e o terceiro, dependendo de seus pit stops.
Já para os brasileiros, a figura não estava assim tão favorável. Depois do abandono prematuro de Pizzonia, quem conseguiu um melhor resultado foi Rubens Barrichello, da Ferrari. Depois de largar em nono, ele brigou sempre na zona de pontuação e finalmente cruzou a linha de chegada em sexto, garantindo três pontos.
Felipe Massa, da Sauber, que foi o primeiro a fazer um pit stop neste domingo, terminou somente na 11ª colocação, sem conseguir sequer um ponto em sua corrida em casa.
"O carro saio de traseira a corrida inteira, foi difícil mante-lo na pista, não tinha o que fazer. Era praticamente impossível acabar mais à frente", disse Massa.