Categorias: Política

Ronaldo Lessa crítica critérios da transposição do São Francisco

O Governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) criticou os critérios que estão sendo utilizados para favorecerem alguns Estados em detrimentos de outros, como é o caso de Alagoas, no que diz respeito a transposição do Rio São Francisco.

Luis Vilar

Lessa na visita a segunda etapa de obras do Centro de Convenções

O Governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) criticou os critérios que estão sendo utilizados para favorecerem alguns estados em detrimentos de outros, como é o caso de Alagoas, no que diz respeito a transposição do Rio São Francisco.

Lessa disse que não se trata de uma crítica ao projeto de transição – que “se bem feito e acontecendo paralelo a revitalização do rio, não prejudica, nem secará o São Francisco e seus afluentes”.

O governador declarou que a bronca se dá pela forma como o Governo Federal vem tratando Alagoas. “Quando você vem sentir saudades de governos inimigos, imagine então como é que a coisa ainda”.

Ronaldo Lessa demonstrou insatisfação por conta das poucas verbas que o presidente Luis Inácio Lula da Silva tem destinado a Alagoas, para o projeto do Canal do Sertão. “Este é um ponto primordial para que venhamos a continuar apoiando o projeto. No que diz respeito a matar a sede do povo, nós estamos ainda apoiando o governo Lula, mas desviar as águas para outros fins, só se Alagoas também sair ganhando. Quero ver o dinheiro aqui”.

Indagado se este vem a ser um sinal de rompimento do Governo do Estado com o presidente Lula, o governador diz que “as coisas estão difíceis. Tem sido complicado dialogar com o Governo Federal”.

O discurso de Lessa retoma as críticas já feitas na inauguração do Aeroporto Zumbi dos Palmares, quando o governador expôs a Lula a forma intransigente com que o ministro Palocci tem tratado a dívida de Alagoas. “Um montante que sequer se sabe como foi contraído”, declarou Lessa.

Aliança

Ronaldo Lessa é um dos nomes fortes do Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT), que tem se mostrado aliado do Governo Lula, desde os tempos em que era do Partido Socialista Brasileiro (PSB), inclusive o apoiando em segundo turno da campanha presidencial, por conta da derrota de Garotinho (PSB), ainda no primeiro turno.

O governador é também um dos pilares entre os lideres estaduais que auxiliam na manutenção da governabilidade do PT. Apesar de grande parte do PDT está declaradamente na oposição, Ronaldo Lessa tem tido prestígio junto ao Governo Federal, com conquistas importantes para Alagoas, como é o caso das verbas do Aeroporto Zumbi dos Palmares.

Leia também