O serviço bancário e o de compensação são atividades essenciais nos termos da lei de greve. Por esta razão, deve ser garantido um efetivo mínimo, o que resulta na continuidade de funcionamento de caixas eletrônicos e banco via internet, nessa linha, os pagamentos de aposentados e pensionistas poderão ser efetuados.
Para garantir que a população não será prejudicada pela greve dos bancários, o Procon-AL orienta que nenhum cidadão será prejudicado pelo não-pagamento de suas contas – dentro do vencimento – durante o período de paralisação.
O serviço bancário e o de compensação são atividades essenciais nos termos da lei de greve. Por esta razão, deve ser garantido um efetivo mínimo, o que resulta na continuidade de
funcionamento de caixas eletrônicos e banco via internet, nessa linha, os pagamentos de aposentados e pensionistas poderão ser efetuados.
O órgão também aconselha o consumidor a não deixar de pagar contas caso tenha dificuldade. “É importante que o consumidor fique ciente de que não liquidar a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, que saiba ser devedor, não o
isenta do pagamento, se outro local lhe for disponibilizado para realizá-lo”, afirma Wedna Miranda, Superintendente do Procon-AL.
Para não ser cobrado encargos e, ainda, para que o nome do consumidor não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon-AL recomenda aos consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas a entrarem em contato com a empresa e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento (Internet, sede da empresa, casas lotéricas, código
de barras para pagamento nos caixas eletrônicos).
As empresas são obrigadas a oferecer outro local de pagamento. Assim, caso o fornecedor não disponibilize ou dificulte outro local de pagamento, o consumidor deve documentar esta tentativa de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação junto ao Procon.
Nos casos de cheques que estão para compensar, se a conta não tenha fundos suficientes, o consumidor pode tentar resgatar o título – se ainda estiver com o credor- ou ainda efetuar depósito via caixa eletrônico, caso o cheque já estiver no banco.
Dúvidas ou reclamações podem ser encaminhadas aos postos de atendimento pessoal do Procon-Al, Rua Cincinato Pinto, 503 centro atende de segunda à sexta-feira das 08h00 às 14h00, JÁ Produban / Centro das 08h00 às 18h00, JÁ Mangabeiras das 08h00 às 18h00, JÁ Farol do Shopping Farol das 10h00 às 20h00, através do telefones 3315-1795 e 3315-1798 e ainda pelo ramal 151.