A iniciativa é resultado da adesão de Recife ao Programa Nacional de Iluminação Pública, conhecido como projeto Reluz, coordenado pela Eletrobrás e pelo Ministério de Minas e Energia.
Cerca de 60 mil pontos de iluminação pública da capital pernambucana serão substituídos por lâmpadas de vapor de sódio. A iniciativa é resultado da adesão de Recife ao Programa Nacional de Iluminação Pública, conhecido como projeto Reluz, coordenado pela Eletrobrás e pelo Ministério de Minas e Energia.
O prefeito João Paulo retornou hoje à cidade, depois de se encontrar em Brasília, com a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, para detalhar a implantação do programa. O Reluz está orçado em R$ 18 milhões, sendo 75% do governo federal e 25% de contrapartida da prefeitura, que também ficará responsável pelos serviços de assistência técnica e de mão-de-obra.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Dilson Peixoto, a substituição das lâmpadas vai representar uma redução de 40% no consumo de energia, resultando em uma economia de R$ 289 mil para os cofres públicos.
As obras, que terão início em janeiro do próximo ano, deverão ser concluídas em um período de seis meses