Brasília – Começam nesta segunda-feira (10) as inscrições para o processo seletivo de estudantes de universidades particulares interessados no Programa de Financiamento Estudantil (FIES), do Ministério da Educação.
Os estudantes deverão preencher a ficha de inscrição, disponível na página do programa, até o dia 28 de outubro. A ficha deve ser impressa em duas vias e entregue à instituição a qual o aluno pertence até o dia 31 de outubro. Em 1º de novembro, o MEC divulgará a relação dos inscritos e, em 21 de novembro, o nome dos alunos selecionados. Devem se inscrever apenas alunos de instituições de ensino superior cadastradas no programa.
Até este ano, o FIES poderia financiar até 70% da mensalidade. O Ministério da Educação decidiu que, a partir de 2005, o financiamento passa a ser de no máximo 50%. Celso Ribeiro, diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, afirma que a redução busca ampliar o número de estudantes atendidos.
"Ao reduzir o teto de financiamento, com isso, nós conseguimos atender uma demanda bem maior de estudantes. Se tivéssemos mantido o teto de financiamento de 70%, nós só poderíamos contratar aproximadamente 70 mil financiamentos novos e com essa decisão, poderemos beneficiar 100 mil estudantes", diz.
Para os alunos que já tem o financiamento de 70%, nada muda em seus contratos.