Categorias: Educação Maceió

Voluntários combatem evasão escolar

Pelo terceiro ano consecutivo, funcionários do Grupo Telemar dão exemplo de solidariedade e voltam às salas de aula para transmitir seus conhecimentos para crianças e adolescentes de escolas públicas em várias regiões do Brasil. A ação em Alagoas será realizada no dia 20 de outubro, na Escola Maria José Loureiro, no CEPA.

Pelo terceiro ano consecutivo, funcionários do Grupo Telemar dão exemplo de solidariedade e voltam às salas de aula para transmitir seus conhecimentos para crianças e adolescentes de escolas públicas em várias regiões do Brasil.

Este trabalho voluntário é fruto de parceria do Grupo Telemar com a Junior Achievement, associação sem fins lucrativos de educação para o empreendedorismo. A parceria beneficiou, nos dois anos anteriores, 35 mil estudantes. O tema escolhido – “As Vantagens de Permanecer na Escola” – será trabalhado em 15 Estados do País – entre eles Alagoas – e no Distrito Federal.

"Pretendemos fazer com que os funcionários da empresa despertem sua visão de cidadania e de responsabilidade social. Esperamos levar cada vez mais esta reflexão aos nossos colaboradores, para que eles busquem agir e participar, de dentro para fora da empresa", diz Júlio Fonseca, diretor de Gente do Grupo Telemar.

Durante uma semana, os trabalhadores dedicarão meia jornada de trabalho durante dois dias para a atividade voluntária. Em três anos de parceria, mais de 2500 funcionários doaram em torno de quinze mil horas de trabalho a esta ação solidária, beneficiando mais de 43 mil jovens estudantes.

O objetivo da ação é conscientizar estudantes de escolas públicas da 7as e 8as séries do Ensino Fundamental sobre a importância da qualificação e da educação como meio para alcançar seus êxitos pessoais. Os jovens participam de debates e jogos que simulam as possibilidades de trabalho entre um estudante que seguiu com os estudos e outro que desistiu da escola antes da graduação.

Desta forma, a finalidade do projeto é estreitar a relação entre a educação e a qualificação como meio de aquisição de ferramentas que desenvolvam as qualidades e os talentos pessoais, integrando o conceito de empregabilidade ao conceito de educação.

A ação em Alagoas será realizada no dia 20 de outubro, na Escola Maria José Loureiro, no CEPA. Cerca de 23 voluntários vão trabalhar com alunos de cinco turmas durante toda manhã.

O programa vai abranger também os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Sergipe, Ceará, Piauí, Amazonas, Maranhão, Pará, São Paulo e o Distrito Federal.