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Sociólogos querem inclusão de sociologia e filosofia no ensino médio

O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu hoje, representantes dos sindicatos dos sociólogos e dos trabalhadores em educação e o deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA). Eles pediram o apoio do Ministério para a implementação das matérias de sociologia e filosofia no ensino médio.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu hoje, representantes dos sindicatos dos sociólogos e dos trabalhadores em educação e o deputado federal Ribamar Alves (PSB-MA). Eles pediram o apoio do Ministério para a implementação das matérias de sociologia e filosofia no ensino médio.

Fernando Haddad disse ser favorável à matéria e solicitou ao secretário da Educação Básica que reafirme ao Conselho Nacional de Educação (CNE) uma proposta de diretrizes curriculares para sociologia e filosofia.

O vice-presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Lejeune de Carvalho, diz que as aulas de sociologia e filosofia são instrumentos para que o aluno possa estudar, interpretar, analisar e refletir sobre a sociedade em que vive.

Conforme Carvalho, atualmente, em mais de 13 estados estas disciplinas já são uma realidade, mas ainda falta uma lei federal que obrigue as escolas a incluírem as aulas de sociologia e filosofia na grade curricular. A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Dutra, também compartilha da importância destas disciplinas no ensino médio. “Vivemos num mundo fragmentado onde cada vez mais as crianças e adolescentes possuem dificuldade de compreensão da realidade. As matérias de sociologia e filosofia ajudarão muito para esta reflexão”, afirmou.

Desde 2003 tramita na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que garante a inclusão da sociologia e da filosofia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.