Categorias: Maceió

Conferência debate políticas de Cultura para Maceió

A Fundação Municipal de Ação Cultural realiza, daqui a pouco, a abertura da 1ª Conferência de Cultura de Maceió, no auditório do Sebrae. A Concult tem como principal objetivo integrar a capital alagoana ao Sistema Nacional do Ministério da Cultura.

A Fundação Municipal de Ação Cultural realiza daqui a pouco, a abertura da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Maceió (Concult), no auditório do Sebrae/AL.

A preparação para o evento, que tem como tema "Maceió da Diversidade: Valorizando todas as Culturas", durou cerca de 40 dias, período no qual foram realizados seminários e Pré-Conferências com os bairros de Maceió – divididos em sete regiões administrativas – e com o segmento artístico-cultural da cidade.

Depois do credenciamento dos participantes, o coral Embracanto apresentará a "Suíte Alagoana", às 9h. Em seguida, Marcial Lima e o prefeito Cícero Almeida abrem oficialmente o evento.

A 1ª Concult tem como principal objetivo integrar a capital alagoana ao Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). O Sistema, através de um amplo processo de articulação e promoção de ações, visa implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, que promovam o desenvolvimento social da população, por meio do exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura.

Pré-Conferências

As Pré-Conferências mobilizaram mais de 900 maceioenses, sendo 864 votantes, que formularam 666 propostas a serem discutidas na Concult.

Os participantes também elegeram 84 delegados, que representarão suas respectivas comunidades durante os dois dias do encontro.

As propostas foram separadas em quatro subgrupos: Democratização e Descentralização das Políticas Públicas de Cultura; Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Social; Produção Cultural e Economia da Cultura; e Identidade e Patrimônio Cultural.