Na véspera do Dia do Funcionário Público, Abílio divulgou o pagamento do FGTS a mais de 14 mil servidores e disse ainda que, a partir do próximo ano, o servidor receberá o 13º salário no mês em que comemora o aniversário.
O governador em exercício, Luís Abílio, anunciou, agora há pouco, boas novidades aos servidores públicos.
Na véspera do Dia do Funcionário Público, Abílio divulgou o pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, FGTS, a mais de 14 mil servidores e disse ainda que, a partir do próximo ano, o servidor receberá o 13º salário no mês em que comemora o aniversário.
A pendência trabalhista começou em 1967, quando os governos anteriores deixaram de depositar o dinheiro, hoje totalizado em cerca de R$ 81 milhões, nas contas dos servidores.
Para quitar essa dívida, o Governo de Alagoas fez um estudo e depositou cerca de R$33 milhões, na Caixa Econômica Federal, de acordo com a Irene de Oliveira, da empresa Contatica e Controladoria – responsável pela auditoria.
"Desses, 100%, dependendo do período, 41% ou até 71% é destinado ao servidor, o restante é para pagamento de honorário advocatício, multa por recolhimento de atraso, entre outros", explicou.
Entre 15 de novembro e 15 de dezembro deste ano, os servidores irão receber o valor, que será depositado em contas individuais.
"Os aposentados poderão sacar o dinheiro, já os servidores que estão na ativa poderão usar o dinheiro na compra da casa própria", disse o secretário de Administração, Valter Oliveira.
O pagamento será efetivado a servidores dos órgãos: Fape, Funted, Fundec, Fusal, Fiplan, Fidam, Fundac, Uncisal, Funglaf, DER, Serveal, Rádio Difusora, Carhp, Cohab, Edrn, Codeal, Epeal, Sergasa, Emater, Ematur e Eturb.
O governador, Luís Abílio, disse ainda que pediu um estudo para avaliar os servidores que precisam de prioridade para receber o dinheiro.
Os cônjuges, filhos menores de 18 anos e filhos maiores com necessidades especiais também terão direito a receber o pagamento do FGTS do servidor já falecido.