Categorias: Economia

Gado brasileiro é sacrificado no Paraguai

Autoridades paraguaias anunciaram hoje que serão sacrificadas 88 cabeças de gado bovino brasileiro interceptado quando cruzava a fronteira.

Autoridades paraguaias anunciaram hoje que serão sacrificadas 88 cabeças de gado bovino brasileiro interceptado quando cruzava a fronteira. "Os animais não apresentam sintomas de febre aftosa, mas serão sacrificados", disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Gustavo Ruiz Díaz.

Hugo Corrales, diretor do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), admitiu que não se pode garantir 100% de eficácia no controle. Vários focos de febre aftosa foram detectados este mês no território brasileiro, e a notícia fez com que vários países decretem embargo à carne do país.

Autoridades políticas do estado do Mato Grosso do Sul culparam o Paraguai por introduzir o foco. O país, no entanto, reagiu com o envio de observadores internacionais à região. Apenas o Chile suspendeu a importação de carne paraguaia, mas somente do departamento de Canindeyú, vizinho ao local onde foram descobertos os focos da doença.