A secretaria municipal de Educação inicia o período de matrículas do Programa de Inclusão Social de Jovens (ProJovem), na próxima quinta-feira, dia 3.
A secretaria municipal de Educação inicia o período de matrículas do Programa de Inclusão Social de Jovens (ProJovem), na próxima quinta-feira, dia 3.
As matrículas representam a segunda etapa do processo que visa oferecer a retomada da educação aos jovens entre 18 aos 24 anos, que tenham estudado até a 4ª série do ensino fundamental e não tenham carteira de trabalho assinada. As matrículas prosseguem até o dia 21 de novembro, no pátio da secretaria.
A Semed decidiu centralizar as matrículas num único lugar para dar agilidade no processo. De acordo com a determinação da secretaria-geral da Presidência da República, responsável pelo programa, as matrículas deveriam acontecer nos núcleos próximos aos endereços dos alunos.
Porém, devido a um erro na distribuição de endereços dos núcleos, por parte do governo federal, os alunos inscritos no programa devem desconsiderar as correspondências enviadas aos alunos, contendo o endereço para as matrículas.
Conforme declarações da coordenadora do ProJovem na Semed, Tereza Neuma Barbosa, as matrículas na secretaria vão acontecer das 8h às 17h. É necessária a apresentação de originais e cópias da Certidão de Nascimento, Histórico Escolar, Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência.
O ProJovem oferece mais de 6mil vagas para os jovens de 18 aos 24 anos, que tenham estudado até a 4ª série. O governo federal vai oferecer um incentivo de R$ 100 mensais para o custeio de despesas, como alimentação e transporte. As aulas do programa estão previstas para iniciar este mês (novembro) e terá duração de um ano.