Categorias: Notícias

"Envolvimento com" ou "envolvimento em"?

A dica de língua portuguesa de hoje aborda um caso de regência nominal. Observe que as preposições podem ter usos semânticos distintos.

“As CPIs dos Correios e do Mensalão preparam um relatório com o nome de 18 parlamentares sob suspeita de algum envolvimento com o escândalo.”

O fragmento reproduzido acima foi extraído de texto que, publicado no jornal “Folha de S.Paulo”, faz referência a relatório a ser produzido conjuntamente pela CPI dos Correios e pela CPI da Compra de Votos (o chamado “mensalão”).
Do ponto de vista gramatical, o objeto do comentário de hoje é a regência do termo “envolvimento”. Quando o complemento desse substantivo é representado por uma pessoa, usa-se a preposição “com”, mas, quando é representado pelo assunto, recomenda-se o emprego da preposição “em”.
Em suma, podemos suspeitar de que alguém esteja envolvido com criminosos ou de que esteja envolvido em um crime.
A regência do substantivo “envolvimento” é semelhante à do verbo “envolver-se”. Assim: “Envolveu-se com más companhias”, “Envolveu-se em negócios escusos”.
Veja, abaixo, o texto corrigido:

As CPIs dos Correios e do Mensalão preparam um relatório com o nome de 18 parlamentares sob suspeita de algum envolvimento no escândalo.