Categorias: Política

Suspensa sessão marcada para discutir aftosa na Assembléia

A sessão especial da Assembléia Legislativa (ALE), marcada para a próxima quinta-feira, com a finalidade de discutir as ações voltadas ao combate à febre aftosa, foi cancelada. A reunião ficou impossibilitada devido a viagem do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel.

A sessão especial da Assembléia Legislativa (ALE), marcada para a próxima quinta-feira, 3, com a finalidade de discutir as ações voltadas ao combate à febre aftosa, foi cancelada. Convocada pelo vice-presidente da Casa, deputado Francisco Tenório (PMN), a reunião ficou impossibilitada devido a viagem do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel. O representante do ministro Roberto Rodrigues precisou viajar às pressas para a Bolívia, onde irá tratar de um ajuste de conduta entre os países, com a finalidade de combater a doença com mais rigor.
De acordo com Francisco Tenório, uma nova data para a realização da sessão poderá ser agendada ainda este mês. A previsão é de que sua presença na ALE seja possível dentro de um período de aproximadamente 20 dias. O parlamentar manteve contatos para garantir que, na nova data da sessão especial, estejam presentes os representantes do governo do Estado, ligados ao setor agropecuário, bem como os representantes dos setores produtivos, a exemplo da Federação da Agricultura, Associação dos Criadores, Cooperativa dos Produtores de Leite, entre outros, inclusive, dos prefeitos das cidades integrantes da bacia leiteira alagoana.
O Estado é apontado no ministério da Agricultura, como zona de risco desconhecida da febre aftosa. A indicação é mais grave que em relação a outros estados, como Pernambuco, o qual tem buscado a indicação de livre da doença.
O deputado Francisco Tenório aproveitou para confirmar a sessão especial também solicitada por ele, para discutir o problema da violência no Estado. Segundo ele, a discussão torna-se mais urgente após o assassinato de Fernando Fidélis, no último dia 28, dentro do presídio Baldomero Cavalcanti. Fidélis é apontado como uma das testemunhas da morte do tributarista Silvio Viana, ocorrido há nove anos.
A sessão especial está marcada para a próxima segunda-feira, 7, no plenário da Assembléia Legislativa, a partir das 15h.