Categorias: Saúde

População entra na fila para fazer exames de Diabetes

A Campanha Mundial para prevenir a Diabetes começou hoje em Maceió. Até amanhã, enfermeiros e médicos realizarão dois mil exames gratuitos de glicemia, no Corredor Vera Arruda e no shopping Iguatemi.

Elaine Rodrigues

Exame de glicose fica pronto em 20 segundos

A Campanha Mundial para prevenir a Diabetes começou hoje em Maceió. Até amanhã, enfermeiros e médicos realizarão dois mil exames gratuitos de glicemia, no Corredor Vera Arruda e no shopping Iguatemi. No mundo, 150 milhões de pessoas têm diabetes, mas a grande maioria ainda não sabe as complicações crônicas da doença.

Os exames são feitos das 7h às 10h, no Corredor Vera Arruda, e das 10h às 22h, no shopping Iguatemi. Este ano, o tema da campanha é “Dê um passo à frente e evite amputações”, com referência às conseqüências da doença.

O endocrinologista Edson Perrotti, que coordena a campanha, alerta que um dos maiores perigos da diabetes é o indivíduo não saber que possui a doença. “Ao longo dos anos, as complicações crônicas aparecem, como amputações, doenças cardiovasculares, renais e hipertensão”, explicou.

O exame é feito depois de um pequeno cadastro. “Os médicos colhem um pouco de sangue da pessoa e, em vinte segundos, o resultado fica pronto. É um exame de triagem, por isso, caso o resultado seja alterado, é bom que a pessoa procure um médico ou endocrinologista”, disse o endocrinologista.

Para a estudante Margarete da Silva, de apenas 11 anos, o lazer ganhou mais um atrativo. "Estava passeando, quando vi o estande e resolvi fazer o teste", explicou.

De acordo com o endocrinologista, para prevenir a diabetes, é necessário levar uma vida saudável, com exercícios, alimentação balanceada e prevenir a obesidade.

Amanhã, no Hotel Ponta Verde, estão marcadas duas palestras sobre a doença, com 250 vagas gratuitas. Pela manhã, às 8h, o tema é diabetes tipo 2 e à tarde, às 14h, o tema é diabetes tipo 1. “São vagas limitadas, as pessoas poderão entrar até que o auditório esteja lotado”, explicou Perrotti.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são cerca 150 milhões de pessoas com diabetes. Já no Brasil, atualmente, há oito milhões de diabéticos e 15,8% de casos suspeitos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2001.