Categorias: Maceió Polícia

Colina dos Eucaliptos registra diminuição da criminalidade

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Colina dos Eucaliptos, Djalma dos Santos, a idéia do policiamento ciclístico partiu de reuniões com o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), responsável pelo policiamento da área.

A violência no Conjunto Colina dos Eucaliptos diminuiu nos últimos dois meses. Esta constatação foi feita pelos próprios moradores após a implantação do policiamento ciclístico no conjunto. De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Colina dos Eucaliptos, Djalma dos Santos, a idéia do policiamento ciclístico partiu de reuniões com o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), responsável pelo policiamento da área.

Ainda, segundo Djalma, que também é conhecido por Jacó, não se tem dados exatos sobre o índice de violência na região. “Sabemos, no entanto, que ela (a violência) existe e era uma constante na vida dos moradores. E hoje, a presença deste tipo de policiamento vem tendo êxito”, observou Jacó. No início deste mês, uma dupla de policiais do 4º BPM que fazia ronda com as bicicletas prendeu um homem acusado de praticar roubos com uma arma de brinquedo.

Opinião

Morador da rua transversal com o terminal de ônibus do conjunto, Gilson Oliveira, disse que o policiamento em bicicletas fez a onda de assaltos deixar de existir desde outubro passado, mês em que a modalidade foi implantada. “Não se vê também assassinatos e nem pontos de drogas nesta rua”, argumenta.

As bicicletas foram adquiridas através de uma parceria com uma empresa de ônibus, comerciantes e moradores do conjunto. Mensalmente, o 4º Batalhão realiza reuniões no local onde são discutidas propostas de melhorias para o policiamento e a manutenção de programas que vem dando resultado positivo.

A atividade policial funciona dia e noite com uma dupla de policias se revezando a cada 12 horas. Eles contam com o apoio de um posto policial e de rádios transmissores. O policiamento ciclístico é pioneiro na área do 4º BPM e deve ser implantado também no Conjunto Osman Loureiro.