O secretário municipal de Educação, Regis Cavalcante, anunciou para o ano que vem, uma novidade no sistema de pré-matricula na rede de ensino público do município, que vai acabar com as filas.
O secretário municipal de Educação, Regis Cavalcante, anunciou para o ano que vem uma novidade no sistema de pré-matricula na rede de ensino público do município, que vai acabar com as filas.
Trata-se da implantação do sistema de telefonia 0800, com plantão diário, incluindo os finais de semana; não será necessário se deslocar até o estabelecimento de ensino.
Regis considera as filas em busca de vagas nas escolas iguais às filas para o atendimento médico público – ele considera humilhante e “verdadeira tortura contra o contribuinte”.
Se não é possível extinguir todas as filas, o secretário defende que somente “aquelas extremamente necessárias” é que devem existir. “Entrar numa fila para receber dinheiro eu até compreendo; mas, uma fila para garantir vaga na escola isso eu não admito”, sustentou.
Queixando-se da herança recebida, com o sucateamento das escolas públicas municipais, o secretário citou o exemplo de uma escola no Tabuleiro dos Martins; lá, o trabalho da burocracia era feito ainda com uma máquina de escrever, que estava quebrada.
“Isto não pode existir em plena era do computador. Nós mandamos um computador para a escola e estamos equipando todas as escolas do município com computador, para que todos os alunos tenham acesso à informática”, garantiu.
O sistema de pré-matricula pelo telefone 0800 é uma inovação que o secretário Regis Cavalcante pretende testar a partir de fevereiro de 2006.
"Minha idéia é começar para o ano.
Eu fiz questão de ir às escolas verificar o sistema atual e vi que muita coisa precisa ser mudada. Por exemplo: eu cheguei numa escola e lá haviam encerrado as inscrições, porque as vagas tinham sido completadas. Eu determinei que fizesse a inscrição dos excedentes. É assim que vamos trabalhar, pois o objetivo é colocar todas as crianças carentes na escola”.
Entusiasta de uma nova era para Alagoas, a partir das experiências que estão sendo colocadas em prática na Prefeitura de Maceió, o secretário Regis Cavalcante não perde de vista a política, mas garante que não faz “política pequena”.
Para ele, a repetição de erros do passado compromete a reputação da classe política, principalmente para aqueles que praticam hoje o que condenavam no passado – quando eram oposição.
“Outro dia o deputado João Lyra observou: Regis, quer dizer que você também gosta de administrar? Pensei que você só fazia política. E elogiou essa minha disposição, que é uma coisa muito minha, são as lutas que eu travei no passado. Eu faço política procurando enxergar distante, eu quero realizar um trabalho na Secretaria Municipal de Educação que me credencie”, completou.