A lista estará disponível na página eletrônica da Caixa Econômica Federal. A próxima fase da seleção será de entrevistas, que serão realizadas nas instituições de ensino, conforme o calendário do programa.
No próximo dia 21, o Ministério da Educação divulga o resultado dos alunos selecionados para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A lista estará disponível na página eletrônica da Caixa Econômica Federal. A próxima fase da seleção será de entrevistas, que serão realizadas nas instituições de ensino, conforme o calendário do programa, localizado na página eletrônica da Caixa.
Este ano, o MEC abriu cem mil vagas, o maior número desde a criação do fundo, em 1999. Os financiamentos devem atender 74% da demanda, enquanto em 2004 foram atendidos apenas 22% dos candidatos inscritos.
Os beneficiados terão 50% de financiamento das mensalidades, com juros fixos de 9% ao ano. Enquanto estuda, o aluno deve pagar à Caixa, trimestralmente, um valor de R$ 50,00, a título de juros. Após a formatura, o estudante paga ao Fundo, durante um ano, o mesmo valor que recolhia à instituição de ensino (igual à parte não financiada da mensalidade). Depois, o saldo devedor é dividido em prestações iguais até o fim do financiamento. Por exemplo, se o aluno demorar quatro anos para se formar e obtiver o financiamento desde o início, terá seis anos para quitar a dívida.
"O Fies ajuda o aluno ao viabilizar sua permanência na universidade. Contribui para reduzir a inadimplência e, para as instituições, é a garantia de que os alunos completarão os cursos", explica o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Carneiro Ribeiro.
Têm preferência no acesso ao Fies os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública, não têm curso superior nem residência própria e obtêm os melhores desempenhos acadêmicos. Bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram contemplados em agosto e, portanto, não farão parte deste processo seletivo.
Em seis anos de funcionamento, o Financiamento Estudantil já beneficiou 325 mil alunos, em mais de 1.600 instituições de ensino superior credenciadas, com recursos de R$ 3,4 bilhões.
A técnica judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Glenda de Arruda Paranaguá, se formou em Direito em 2002, com a ajuda do Fies. Hoje, ela continua pagando o financiamento em pequenas parcelas, que serão quitadas em 2007. “É bom porque você paga pouco todo mês e não precisa pagar mensalidade alta na faculdade”, diz.