A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória na Copa dos Campeões, que é disputada no Japão, ao vencer na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília) no tie-break e de virada a forte seleção da China –atual campeã olímpica. As parciais foram 15/25, 17/25, 25/20, 25/20 e 15/08.
Em um jogo marcado pelo equilíbrio e por poucos erros, a equipe comandada por José Roberto Guimarães conseguiu uma virada histórica sobre a China. Jogando com maturidade, o Brasil soube demonstrar força e competência para reverter um resultado adverso e para enfrentar os momentos de decisão.
Depois de um início arrasador, as chinesas abriram 2 sets a 0. A vitória parecia certa. Mas as brasileiras reagiram e, com um duplo 25/20, empataram o jogo, levando para o tie-break.
No quinto e decisivo set, o Brasil começou bem e abriu 3 a 0 logo no início. Com raça e um jogo defensivo muito eficiente, as brasileiras não deixaram mais a China passar à frente. O único momento em que as chinesas ameaçaram no tie-break foi ao empatar o jogo em 7 a 7, mas não chegaram a ficar à frente no marcador.
A vitória desta terça-feira, além de importante dentro do torneio, também foi uma revanche. As chinesas são responsáveis pelas únicas duas derrotas da seleção nas 33 partidas disputadas na temporada.
O time brasileiro acumula cinco títulos em 2005 –Torneio de Courmayeur (ITA), Montreux Volley Masters (SUI), Grand Prix, Torneio Classificatório para o Mundial 2006 e o Sul-Americano.
Além do Brasil, campeão sul-americano, e China, campeão asiática, a Copa dos Campeões tem a participação de outras quatro equipes: Polônia, campeã européia, Estados Unidos, campeões da Norceca, Japão, que é o país-sede, e a convidada Coréia do Sul. Todas as seleções jogam entre si em turno único. A seleção que somar mais vitórias é a campeã.
O próximo jogo da seleção brasileira será contra a Polônia e acontece na madrugada desta quarta-feira, às 4h.
Esta é a terceira edição da Copa dos Campeões feminina. Na primeira, disputada em 1997, o Brasil, que era treinado por Bernardinho, terminou em terceiro lugar. A Rússia levou o título. Em 2001, comandada por Marco Aurélio Motta, a equipe brasileira ficou em quarto lugar. A campeã foi a China.