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Banco do Nordeste realiza oficinas em 18 cidades para divulgar o Programa BNB de Cultura 2006

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) realizará um elenco de encontros de trabalho e oficinas em 18 cidades dos 11 estados de sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), em um período de 14 dias (19 de novembro a 2 de dezembro), com o objetivo de divulgar o edital do Programa BNB de Cultura 2006 - uma linha de patrocínio direto do Banco, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos. Em Fortaleza, a oficina acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108 - e-mail: cultura@bnb.gov.br ), no próximo sábado, 19, no período de 10 às 13 horas.

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) realizará um elenco de encontros de trabalho e oficinas em 18 cidades dos 11 estados de sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), em um período de 14 dias (19 de novembro a 2 de dezembro), com o objetivo de divulgar o edital do Programa BNB de Cultura 2006 – uma linha de patrocínio direto do Banco, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos. Em Fortaleza, a oficina acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108 – e-mail: cultura@bnb.gov.br ), no próximo sábado, 19, no período de 10 às 13 horas.

"Com as oficinas, pretendemos facilitar e estimular a participação do maior número possível de proponentes, além de fornecer orientações pertinentes à elaboração dos projetos diretamente aos artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados", ressalta o gerente do ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Henilton Menezes.

As oficinas acontecerão nos seguintes estados, cidades, datas e horários: Ceará (Fortaleza, 19, às 10h, e Juazeiro do Norte, 25, às 9h); Maranhão (Imperatriz, 21, às 16h, e São Luís, 23, às 9h); Paraíba (João Pessoa, 22, às 9h, e Sousa, 26, às 10h); Pernambuco (Petrolina, 22, às 14h, e Recife, 28, às 9h); Rio Grande do Norte (Natal, 23, às 9h, e Mossoró, 24, às 9h); Piauí (Teresina, 25, às 9h); Espírito Santo (Linhares, 28, às 9h); Alagoas (Maceió, 29, às 9h); Minas Gerais (Montes Claros, 29, às 14h); Sergipe (Aracaju, 30, às 9h); e Bahia (Vitória da Conquista, 30, às 14h, Barreiras, 30, às 9h, e Salvador, 2 de dezembro, às 9h).

R$ 2 milhões para apoiar a cultura

Em 2006, O Programa BNB de Cultura destinará R$ 2 milhões para apoiar projetos nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual (R$ 400 mil reais para cada uma das cinco linhas de atuação).

Desde o último dia 5, o edital contendo o regulamento do Programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas, estão disponíveis no portal do BNB (www.bnb.gov.br ), na rede de agências do Banco e no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108 – email: cultura@bnb.gov.br), em Fortaleza.

Os projetos poderão ser apresentados até 30 de dezembro deste ano e a relação de projetos selecionados será divulgada em 31 de março de 2006. "Serão contemplados pelo menos 124 projetos, sendo no mínimo 29 em Literatura, 14 em Audiovisual, 27 em Música, 27 em Artes Cênicas e mais 27 em Artes Visuais", informa Henilton Menezes.

Colheita e adoção de sugestões

Para a consolidar o edital 2006, o BNB colheu sugestões via Internet, durante um período de duas semanas (17 a 31 de outubro último), oriundas de artistas, produtores, entidades culturais e demais interessados.

O objetivo dessa fase do Programa era estabelecer, de forma compartilhada com a sociedade, as linhas de atuação, critérios de avaliação, segmentos contemplados e alocação de recursos referentes ao Programa BNB de Cultura – Edição 2006.

Após a colheita e a posterior análise e seleção, foram adotadas as seguintes sugestões: a fim de garantir a interiorização do Programa, serão destinados pelo menos 50% dos recursos (no mínimo, R$ 1 milhão, portanto) para projetos cujas ações sejam realizadas em municípios com até 100 mil habitantes, dentro da área de atuação do BNB (os nove estados do Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo); inclusão da área de Audiovisual (não contemplada na primeira edição do Programa, em 2005); inserção do item "Implantação e manutenção de museus", na área de Artes Visuais; priorização para projetos com temáticas referentes à cultura popular nordestina; e apoio à realização de eventos coletivos ou de formação artística que promovam a participação dos públicos infantil e da terceira idade.

Objetivos, critérios e contrapartidas

São objetivos do Programa BNB de Cultura: apoiar prioritariamente a realização de projetos culturais que estão fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura popular nordestina; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do BNB, menos providos de atividades relacionadas à cultura; investir os recursos financeiros do BNB, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da região Nordeste; promover a participação da comunidade nos projetos culturais apoiados pelo BNB; e consolidar a imagem do BNB como empresa socialmente responsável, atuando no processo de patrocínio cultural de forma profissional e ética, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura nordestina.

Para a seleção dos projetos culturais, serão considerados os seguintes critérios: qualidade artística; atendimento de interesse coletivo da comunidade; formação ou aperfeiçoamento profissional; condições de sustentabilidade; viabilidade físico-financeira; e ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do BNB, menos providos de atividades culturais; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB junto à sociedade.

Todos os projetos culturais selecionados deverão oferecer ao BNB, no mínimo, as seguintes contrapartidas: inclusão da logomarca institucional do BNB e do Governo Federal ou de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco, em todas as peças promocionais; inclusão da logomarca do BNB e do Governo Federal ou de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco, em espaços onde serão realizados os eventos; citação verbal do patrocínio do BNB em todas as entrevistas concedidas à imprensa sobre a realização do projeto; e doação de 20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, ingressos etc.) para uso a critério do BNB, no caso de patrocínio exclusivo (no caso de patrocínio parcial, esse percentual será proporcional ao valor investido pelo BNB).

Prestação de contas, vertentes e linhas de atuação

Todos os projetos contemplados deverão apresentar relatório final, no prazo máximo de 30 dias após a conclusão de todas as fases, contendo as seguintes informações: detalhamento das despesas realizadas, com cópias das notas fiscais e recibos relativos a essas despesas; público atingido, classificado quantitativa e qualitativamente; número de profissionais envolvidos e funções desempenhadas; reprodução de todas as peças promocionais; e cópias das matérias publicadas nas mídias impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio, televisão e internet).

O Programa BNB de Cultura 2006 será focado nas linhas de atuação e respectivas vertentes:

Música (registro e difusão de música contemporânea; formação e desenvolvimento de bandas, corais e orquestras; e realização de eventos coletivos ou de formação musical)

Literatura (incentivo à leitura e criação de acervos bibliográficos; edição e divulgação de obras literárias; e realização de eventos coletivos ou de formação literária)

Artes Cênicas (montagem e circulação de espetáculos cênicos; e realização de eventos coletivos e de formação em artes cênicas)

Artes Visuais (implantação e manutenção de museus; e realização de eventos coletivos e de formação em artes visuais)

Audiovisual (produção e finalização de obras audiovisuais; e realização de eventos coletivos e de formação em audiovisual)