Categorias: Notícias

Teatro Deodoro completa 95 anos prestando homenagens

Noite de gala na festa comemorativa ao aniversário de fundação do Teatro Deodoro. Além da entrega da Medalha do Mérito Jorge de Lima, a festa contou ainda com a exposição “Fichário Teatral”, exibição de um vídeo sobre a história do teatro e shows de João Bosco e da Orquestra de Alagoas.

José Emilio Perillo

A atriz e escritora, Anilda Leão, recebeu de Lessa à Medalha do Mérito Jorge de Lima

Em comemoração aos 95 anos de fundação do Teatro Deodoro, várias personalidades ligadas à área cultural foram homenageadas, agora há pouco, com o recebimento da Medalha do Mérito Jorge de Lima, pelo governador Ronaldo Lessa.

A festa de comemoração contou ainda com a exposição “Fichário Teatral”, exibição de um vídeo sobre a história do teatro, além do show de João Bosco e da orquestra de Alagoas.

Entre os homenageados da noite estavam Elias Procópio, presidente da Associação dos Violeiros de Alagoas; a atriz e escritora, Anilda Leão; Pedro Onofre, dramaturgo alagoano; Paulo Goés, diretor-presidente dos teatros do Estado de Alagoas; Homero Cavalcante, teatrólogo, professor da Ufal e um dos fundadores da Associação Teatral Alagoana (ATA) e Sérgio Xavier, secretário do Fomento do Ministério da Cultura.

História

A inauguração do Teatro Deodoro foi realizada no 15 de novembro de 1910, marcando os 21 anos da Proclamação da República. O teatro foi palco de espetáculos produzidos por companhias regionais e nacionais. A ribalta do Teatro Deodoro se iluminou pela primeira vez na apresentação do drama "Um Beijo", da autoria do alagoano J. Britto, representado por Lucilla Péres e Antônio Ramos.

No salão nobre do Teatro Deodoro já funcionaram a Biblioteca Pública, a Câmara dos Vereadores de Maceió e a Justiça Federal. Ali também aconteciam bailes oficiais da Intendência Municipal (hoje, Prefeitura de Maceió), os banquetes e recepções do governo do Estado, dentre os quais foram oferecidos aos presidentes da República Nilo Peçanha e Washington Luiz.

Recentes