Contribuir com a luta contra a desnutrição e a mortalidade infantil em Maceió. Esse é o principal objetivo do I Seminário Municipal de Nutrição e Cidadania, promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura (Semica). O evento, que teve início esta manhã, prossegue até o dia 18, no auditório da CDL – Câmara dos Dirigentes Logistas de Maceió. A programação engloba palestras, grupos de trabalho e uma visita ao mercado da produção.
Contribuir com a luta contra a desnutrição e a mortalidade infantil em Maceió. Esse é o principal objetivo do I Seminário Municipal de Nutrição e Cidadania, promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura (Semica). O evento prossegue até o dia 18, no auditório da CDL – Câmara dos Dirigentes Logistas de Maceió. A programação engloba palestras, grupos de trabalho e uma visita ao mercado da produção.
O seminário, que recebeu 52 inscrições, é voltado para profissionais e estudantes ligados a instituições sociais que trabalham com pessoas carentes. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Cícero Almeida, do secretário Rafael Tenório (Semica) e da médica Clara Takaki Brandão, representante do Ministério da Saúde e principal palestrante do evento. Também estavam presentes os secretários municipais Regis Cavalcante e Edinaldo Marques, da Educação e do Convívio Urbano, respectivamente.
A médica pediatra e sanitarista Ivone Torres, uma das organizadoras do Seminário, apresentou Clara Takaki ao público: trata-se da médica que descobriu a fórmula da multimistura, composto nutricional bastante usado em programas de combate a desnutrição. Clara anda por todo o país, através do programa Fome Zero, do Governo Federal, ensinando como reaproveitar os rejeitos alimentares, transformando-os em novos alimentos e promovendo, assim, uma nutrição saudável aos menos favorecidos.
O Secretário Rafael Tenório aproveitou o momento para comunicar que o projeto do Sopão, que será distribuído a famílias carentes, terá início na próxima segunda-feira, dia 21. Na produção da sopa, será utilizada parte das 2,7 toneladas dos alimentos arrecadados semanalmente nos mercados de Maceió, que, anteriormente, iam para o lixo. O prefeito salientou que ações sociais não devem ser feitas somente na Secretaria de Assistência Social, mas no dia-a-dia da prefeitura. Assim, Cícero afirmou sua confiança no novo projeto.