Categorias: Saúde

Campanha alerta fumantes sobre a 5ª causa de morte no país

A Campanha Respire e Viva, realizada hoje no Centro Médico do shopping Iguatemi, alerta a população sobre os riscos de uma doença ainda pouco divulgada, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

A Campanha Respire e Viva, realizada hoje no Centro Médico do shopping Iguatemi, alerta a população sobre os riscos de uma doença ainda pouco divulgada, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Até 22h, uma equipe de Pneumologistas realiza testes gratuitos para verificar como está a saúde pulmonar de quem visita o shopping.

A campanha visa divulgar a doença, que atinge, principalmente, os fumantes com idade superior a 40 anos. “O público-alvo da campanha é fumantes e ex-fumantes, que podem desenvolver a doença, devido à exposição ao cigarro, poeira ou fogão a lenha”, explicou a pneumologista Socorro Passos, enfatizando que 15% dos fumantes desenvolvem a doença.

A doença é bastante comum e é caracterizada por um conjunto de alterações no pulmão e nos brônquios, também chamadas de enfisema pulmonar ou bronquite crônica. Em Maceió, a campanha é realizada pela Sociedade Alagoana de Pneumologia, que divulga que, a cada hora, três pessoas morrem pelo DPOC.

Outros dados assustadores da doença é que ela é a 5ª causa de morte no país, seguida apenas por infarto no miocárdio, câncer, derrame cerebral e por acidentes e homicídios. Em 2001, o sistema público de saúde realizou 230 mil internações com pessoas acima de 40 anos, que tinham DPOC. O valor gasto com essas internações foi de 100 milhões de reais.

“Esta é uma doença progressiva, que pode causar inúmeras faltas ao trabalho e até aposentadoria precoce. Os primeiros sintomas são falta de ar, tosse e cansaço”, disse Socorro Passos.

O exame de expirometria, que é uma avaliação da função respiratória, será feito até às 22h, no Centro Médico, mas quem suspeitar da doença, deve procurar um pneumologista ou clínico.