Categorias: Esporte

Esporte e Lazer lança amanhã o I Circuito Paraolímpico de Alagoas

O circuito reunirá cerca de 150 atletas da capital e do interior, disputando em seis modalidades esportivas como atletismo, basquete, futsal, natação, goalball (futebol para cegos) e judô.

A Secretaria Executiva de Esporte e Lazer lança amanhã o I Circuito Paraolímpico de Alagoas. O circuito reunirá cerca de 150 atletas da capital e do interior, disputando em seis modalidades esportivas como atletismo, basquete, futsal, natação, goalball (futebol para cegos) e judô.

A solenidade de lançamento acontecerá na sala dos Conselhos, no Palácio Marechal Floriano Peixoto, às 10h. Na ocasião estará presente o secretário Executivo de Esporte e Lazer, Alberto Sextafeira, o representante do Comitê Paraolímpico, Vanilton Cenatore, além de membros de instituições e associações de deficientes e atletas.

As atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiências significam a oportunidade de mostrar suas potencialidades, bem como, promover a integração do indivíduo consigo mesmo e com a sociedade. Por sua vez também os levam a estabelecer um novo conceito de vida. O I Circuito Paraolímpico de Alagoas vem fortalecer o processo formativo e de cidadania, proporcionando assim mais um espaço para o desenvolvimento de pessoas com deficiência.

De acordo com o secretário Executivo de Esporte e Lazer, Alberto Sextafeira, o I Circuito Paraolímpico de Alagoas surge com a missão primordial de promover a inclusão social através do esporte. “Trabalhar a inclusão social é possibilitar o desenvolvimento da auto-estima dos portadores de deficiência, buscando desenvolver as potencialidades individuais dessas pessoas” avalia.

“Essa é uma meta do governo Ronaldo Lessa que estamos cumprindo a cada competição que promovemos e projetos sociais que iniciamos, tirando meninos e meninas das ruas e estimulando a autonomia e a independência de pessoas com algum tipo de deficiência”, completa.

Durante a cerimônia de lançamento será apresentado o cronograma de atividades do circuito, decretada a inclusão da competição no calendário esportivo do Estado a partir de 2006 e solicitado ao representante do Comitê Paraolímpico a possibilidade de tornar o circuito alagoano seletivo para competições nacionais.

No encerramento haverá a apresentação de um coral de surdos. As competições do I Circuito Paraolímpico envolverão portadores de deficiências físicas, auditivas, visuais, mentais, leucêmicos e hemofílicos e acontecerão nos dia 26 e 27 próximos, na Vila Olímpica Albano Franco, na Cambona, a partir das 8h.