Os fiscais agropecuários federais, que estavam em greve há 18 dias, decidiram hoje encerrar a paralisação e retornar ao trabalho.
Porto Alegre – Os fiscais agropecuários federais, que estavam em greve há 18 dias, decidiram hoje encerrar a paralisação e retornar ao trabalho. No Rio Grande do Sul, o delegado federal do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Francisco Signor, disse, há pouco, que ainda não havia sido comunicado sobre o fim da greve.
"Recebemos apenas a comunicação de alguns fiscais do interior, mas esperamos que
segunda-feira (28) o trabalho se normalize", afirmou Signor. Ele informou que vai deslocar servidores para auxiliar nos locais onde há maior acúmulo de mercadorias por vistoriar, como o porto de Rio Grande.
"Há muita mercadoria represada, que foi movimentada por força de medida judicial e precisará ter a documentação reavaliada. Apenas a documentação, com a mercadoria, não há problema", explicou. Segundo Signor, o trabalho terá que ser feito para evitar problemas na entrega, no exterior.
A Justiça Federal havia concedido prazo de 24 horas para que os fiscais retornassem ao trabalho no Rio Grande do Sul. O coordenador do movimento de greve, Antônio Ângelo Amaral, ressaltou, entretanto, que houve coincidência com a decisão da categoria de voltar ao trabalho.
"Como o governo sinalizou com uma proposta, embora muito aquém daquilo que a gente reivindicava, porque é um pequeno reajuste, mas também de atender, até junho de 2006, outros itens de nossa pauta, decidimos terminar a greve, mas vamos continuar monitorando a promessa do governo de atender nossas outras pendências. Nossa comunicação aos fiscais foi de que a greve terminou na tarde desta sexta-feira", disse Ângelo Antônio.