Foi o segundo título do Brasil na competição - o anterior foi conquistado em 1997, quando a seleção superou a Holanda na final. Na edição passada, em 2001, Cuba foi campeã em cima do Brasil.
O Brasil venceu o Egito na madrugada deste domingo por 3 sets a 0 e conquistou a Copa dos Campeões de vôlei em Nagano, no Japão. As parciais foram 25-21, 25-20 e 25-21.
Foi o segundo título do Brasil na competição – o anterior foi conquistado em 1997, quando a seleção superou a Holanda na final. Na edição passada, em 2001, Cuba foi campeã em cima do Brasil.
A seleção nacional se confirma, assim, como a de maior sucersso na Copa dos Campeões desde a sua criação, em 1993. Nas suas quatro edições, o Brasil foi campeão em duas e ficou com o vice nas restantes.
Com a vitória sobre o Egito, o Brasil se firmou como o único time invicto no torneio, com cinco vitórias em cinco jogos, 15 sets vencidos e seis sofridos.
"Foi uma jornada difícil para nós. Não jogamos tão bem quanto podemos, mas o sentimento é de alívio, porque todos esperam que a gente vença, vença, vença", comentou o técnico Bernardinho.
"Acho que foi uma coisa boa para mim e para a equipe vencer essa competição", sintetizou o capitão Giba, que elvantou sua primeira taça pela seleção vestindo a braçadeira.
Conformado, o técnico egípcio Ahmed Zakaria gostou do desempenho de sua equipe, que venceu um jogo e perdeu quatro no torneio: "estou satisfeito com o desempenho da equipe. Teria sido melhor se jogássemos com o bloqueio e a defesa mais acertados, mas é duro jogar contra um time como o Brasil".
Além do título, o Brasil teve o maior pontuador da competição (André Nascimento, 98) e o melhor levantador (Ricardinho).
A vitória dá ao Brasil uma "dobradinha" de campeonatos: há menos de duas semanas, a seleção feminina de vôlei foi campeã do mesmo torneio, sob o comando do técnico José Roberto Guimarães.