Categorias: Esporte

Circuito Paraolímpico revela grandes talentos

As atividades físicas e esportivas voltadas para pessoas com deficiências trouxe não apenas a promoção da cidadania e inserção social como a revelação de grandes talentos que, possivelmente venham a ser destaque no esporte nacional.

Alagoas 24 Horas

Alagoas 24 Horas

Reunindo mais de 300 atletas, terminou hoje o I Circuito Paraolímpico de Alagoas. As atividades físicas e esportivas voltadas para pessoas com deficiências trouxe não apenas a promoção da cidadania e inserção social como a revelação de grandes talentos que, possivelmente venham a ser destaque no esporte nacional.

Para o secretário Executivo de Esporte e Lazer, Alberto Sextafeira, o circuito trabalhar a inclusão social e possibilitar o desenvolvimento da auto-estima dos portadores de deficiência. “O circuito já está fazendo parte do calendário esportivo do Estado de Alagoas. Com o evento nós podemos incentivar não apenas a prática esportiva e sim promover a integração do indivíduo consigo mesmo e com a sociedade”, diz o secretário.

Um dos atletas alagoanos de grande destaque é Yohansson Ferreira, de 18 anos. O velocista é destaque no circuito nacional nos 100, 200 e 400 metros. “Comecei no esporte paraolímpico há um ano, quando minha treinadora me viu no ônibus e me convidou. Comecei a praticar o atletismo e há seis meses venho me dedicando ao esporte e conquistando medalhas em diversas competições”, ressalta o Yohansson.

Por causa do esporte, o garoto que perdeu as duas mãos sonha hoje em participar do próximo Jogo Paraolímpicos de 2008 em Pequim. “Yohansson e mais outros seis atletas alagoanos têm grande chance de participarem dos jogos mundiais. E nós estamos tentando parcerias para garantir que eles possam continuar treinando e se tornarem grandes destaque paraolímpico”, ressaltou o secretário.

As competições do I Circuito Paraolímpico de Alagoas aconteceram neste final de semana na Vila Olímpica Albano Franco, na Cambona. As modalidades disputadas foram natação, futsal e atletismo. Além do basquete, goalball (tipo de futebol para cegos) e judô.