Com os resultados, Botafogo e Cruzeiro se complicaram ainda mais para a última rodada.
O desinteresse do Santos foi superior à empolgação do Botafogo. Jogando na Vila Belmiro, a equipe paulista venceu a carioca por 2 a 1, garantiu vaga na Copa Sul-Americana e deixou o lugar do time de General Severiano na competição ameaçado.
Com este resultado, o clube santista chegou aos 59 pontos e não pode mais ficar fora dos onze primeiros. Já o Botafogo segue com 56 pontos e pode perder lugar no certame sul-americano caso perca na última rodada do Brasileirão.
A partida desta tarde marcou o retorno do Santos à Vila Belmiro depois da punição recebida do STJD por causa da invasão no clássico remarcado contra o Corinthians. E foi no seu estádio que o time praiano voltou a balançar as redes depois de três partidas – a equipe não marcava desde a vexatória derrota por 7 a 1 para o Corinthians.
Santos e Botafogo encerram suas participações neste Campeonato Brasileiro no próximo domingo, dia 4 de dezembro, às 16h. O time paulista encara o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Já a equipe carioca recebe o Fortaleza, no Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.
O marasmo temido por já estar classificado para a Copa Sul-Americana e sem chances de chegar à Libertadores do ano que vem bateu no Cruzeiro no segundo tempo da partida contra o Paraná Clube, neste domingo, no Pinheirão, e a Raposa acabou derrotada por 2 x 0. Os gols paranistas foram marcados no segundo tempo da partida.
Já o Paraná Clube, com esta vitória, garantiu, matematicamente, a vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Os gols da classificação paranistas foram marcados pelo volante Beto e pelo atacante Fernando Gaúcho, que entrou na vaga de Borges, artilheiro do clube na competição com 20 gols e que saiu lesionado.
Assim, a última rodada do Campeonato Brasileiro será apenas para cumprir tabela para Cruzeiro e Paraná Clube. A Raposa enfrentará o São Caetano, no Mineirão. Já o time paranaense viajará ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama e finalizar um ano que começou ruim, mas acabou de forma positiva.