Na 'decisão' pela última vaga na Taça Libertadores de 2006, um jogo de grandes emoções garantiu ao Palmeiras um lugar na mais importante competição de clubes das Américas. Depois de ficar atrás no placar durante quase toda a partida, o time paulista virou nos minutos finais e venceu o Fluminense por 3 a 2, na tarde deste domingo, no Parque Antarctica.
Na ‘decisão’ pela última vaga na Taça Libertadores de 2006, um jogo de grandes emoções garantiu ao Palmeiras um lugar na mais importante competição de clubes das Américas. Depois de ficar atrás no placar durante quase toda a partida, o time paulista virou nos minutos finais e venceu o Fluminense por 3 a 2, na tarde deste domingo, no Parque Antarctica.
Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 70 pontos, ultrapassou o próprio Fluminense e encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro com a quarta colocação, garantindo lugar na repescagem da Libertadores. No dia 25 de janeiro, o campeão da Libertadores de 1999 enfrentará o Deportivo Táchira-VEZ, para definir quem avança para a fase de grupos.
Ao Fluminense, restará a administração de uma crise sem precedentes. O time conheceu sua sexta derrota seguida (a quinta no Brasileirão) e, depois de estar com a vaga na Libertadores praticamente assegurada, terá que se contentar com a vaga na Copa Sul-Americana. O time carioca terminou a competição com 68 pontos, na quinta colocação.
Durante boa parte do Campeonato Brasileiro, o Fluminense esteve na zona de classificação para a Libertadores. Em apenas 12 rodadas, o time carioca não esteve entre os quatro primeiros e chegou a liderar a competição na quarta e 25ª rodadas. Mas uma súbita queda de produção levou o time a perder a vaga na Libertadores.
Já o Palmeiras, que passou quase toda a competição fora da zona de classificação para a Libertadores, conseguiu vaga na competição depois de uma boa seqüência de vitórias na reta final do Brasileiro. Além da última rodada, o Palmeiras esteve na zona da Libertadores apenas na 30ª e 31ª rodadas.