Categorias: Educação

Comenda do Mérito Educativo será entregue a 10 educadores alagoanos

Criada em 2002 pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas e incorporada em 2004 pelo governo de Alagoas, a comenda do Mérito Educativo é considerada a maior honraria que pode ser conferida atualmente a um educador do Estado.

Criada em 2002 pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas e incorporada em 2004 pelo governo de Alagoas, a comenda do Mérito Educativo é considerada a maior honraria que pode ser conferida atualmente a um educador do Estado.

Este ano, mais dez personalidades serão homenageadas com a entrega da medalha e diploma, em um evento que será realizado no próximo dia 15, às 19h30, no Centro de Convenções de Maceió. Durante a cerimônia, haverá o lançamento de mais um número da Revista Edita, órgão oficial de publicação dos atos do conselho.Nesta edição, constam as resoluções aprovadas no período de junho de 2004 a setembro de 2005.

A homenagem contará com a presença do secretário executivo de Educação, José Marcio Malta Lessa; e do presidente do conselho, Elcio Verçosa. “É o reconhecimento do trabalho de pessoas que trabalharam em prol da educação no Estado, e que por esta razão devem ser reconhecidas publicamente”, destaca.

Segundo Elcio, o reconhecimento da comenda por parte do governo valoriza ainda mais a iniciativa. A instituição da comenda por parte do governo foi oficializada através do Decreto Nº 1.867/2004. De acordo com o decreto que instituiu a premiação anual, o Conselho Estadual de Educação é responsável pela escolha dos homenageados.

Homenageados

A indicação é feita por qualquer um dos conselheiros, o qual deve apresentar o currículo do indicado, mostrando a sua relevância para a educação em Alagoas. A votação é feita em uma sessão do conselho, com a presença de dois terços de seus membros. Os agraciados são eleitos por maioria simples.

Esta ano, serão homenageadas personalidades que representam diferentes perfis de educadores, são eles: Alayde Calisto Nunes Santos, Ana Dayse Rezende Dórea, Evanildo Fernandes Santos, Hélvio José de Faria Auto (in memorian), Ivone Santos (in memorian), Juvenal Leonardo Jordão, Lenilda Lima da Silva, Manoel Venâncio de Amorim, Valéria Hora de Albuquerque Melo e Rosineide Lima Lins Costa.

Segundo a conselheira da Câmara de Educação Básica , Sandra Lúcia Lira, a idéia é valorizar os diferentes aspectos da educação, contemplando educadores não formais (populares), e formais, pessoas que atuam na luta por uma educação democrática e cidadã e pioneiros da educação no Estado. “São representantes significativos dessas vertentes”, afirma, ressaltando que o indicado pode contemplar vários desses aspectos.