Micro e pequenos empresários vão receber mais um instrumento a favor da inserção dos seus produtos no mercado externo.
Micro e pequenos empresários vão receber mais um instrumento a favor da inserção dos seus produtos no mercado externo. É que hoje, a Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Serviços realizará o lançamento oficial do projeto Primeira Exportação, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e entidades parceiras do estado. A cerimônia será no auditório da Federação das Indústrias de Alagoas, às 15 horas.
O objetivo do projeto é definir estratégias de vendas, promoção e distribuição, entre outros, num período de 12 meses. Nesta primeira fase do Primeira Exportação serão beneficiadas 16 empresas, que são: Sandes (móveis), Perfil Móveis, Amazônia Esquadrias, Eloísio Barbosa (farinha de mandioca), Agrícola São Vicente, do município de Arapiraca; Coopeagro (agricultura), de Maragogi; Viflora (flores tropicais), e Agronegócio do Vale do Paraíba (inhame), da cidade de Viçosa; Associação de Artesãos do Pontal de Coruripe e Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama, de Coruripe; Marituba do Peixe e Biscoitos D’lícia, de Penedo; Associação das Serras dos Mamões (artesanato), de Cajueiro.
Da capital alagoana, são seis empresas selecionadas: Idéias do Sol (moda praia), Over Print (Surf Wear), Calçados Tairô, Madame Florzinha, Flor de Chita e Apícola Fernão Velho. O Primeira Exportação dará continuidade ao projeto já consolidado Caravana do Exportador, que serviu para identificar nos municípios alagoanos visitados as empresas com potencial para exportação, explica Edmundo Accioly, diretor de Desenvolvimento e Promoção da secretaria.
"A exportação alagoana está colhendo bons resultados", afirma o secretário executivo de Indústria, Comércio e Serviços, Alberto Cabús, como o aumento de aproximadamente de 30%, registrado de janeiro a outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2004. “O grande destaque destas ações de incentivo a exportação, é a participação das entidades atuantes no segmento, formando parcerias e executando projetos, principalmente entre as micro e pequenas empresas”, acrescenta Alberto Cabús.