Categorias: Educação

Reunião discute ações sobre temática racial e prevê calendário para 2006

O secretário adjunto de Educação, Roberto Jorge Vasconcelos, a secretária de Defesa e Proteção das Minorias, Patrícia Mourão, o coordenador de Educação, Neilton Nunes e a coordenadora do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola da Secretaria Executiva de Educação (NTINE/SEE), Arísia Barros, estão reunidos neste momento, com os coordenadores regionais de educação com a finalidade de avaliar as atividades relativas à diversidade étnico-racial nas escolas públicas estaduais e elaborar o cronograma curricular de 2006.

O secretário adjunto de Educação, Roberto Jorge Vasconcelos, a secretária de Defesa e Proteção das Minorias, Patrícia Mourão, o coordenador de Educação, Neilton Nunes e a coordenadora do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola da Secretaria Executiva de Educação (NTINE/SEE), Arísia Barros, estão reunidos neste momento, com os coordenadores regionais de educação com a finalidade de avaliar as atividades relativas à diversidade étnico-racial nas escolas públicas estaduais e elaborar o cronograma curricular de 2006.

Entre as discussões do grupo, a aplicação da Lei nº 10.639/03, que prevê o estudo da história da África e sua afro-descendência no currículo escolar, a elaboração de uma programação que garanta a maior aplicabilidade da Lei, além do debate com os coordenadores as diretrizes curriculares nacionais para a educação sobre as relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira.

Durante o encontro também será feita uma explanação sobre a parceria entre a SEE/NTINE e a Secretaria de Defesa e Proteção das Minorias, para a consolidação das ações afirmativas de respeito à diversidade étnico-racial nas escolas públicas.

Uma das metas a serem alcançadas para o ano de 2006 é a capacitação de coordenadores, educadores e a realização de seminários regionais. Segundo a coordenação do NTINE, o apoio dos coordenadores será fundamental para reforçar a aplicação da lei nas escolas e garantir o engajamento dos professores no processo.

Pioneirismo

Alagoas é pioneira nas atividades étnico-raciais. Foi o primeiro Estado a criar um núcleo temático na estrutura de uma secretaria de educação; no Brasil foi o primeiro Estado a implementar a Lei Federal 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003 no Plano Estadual de Educação; foi o primeiro Estado do Nordeste a implantar o Fórum Étnico-Racial e o 2ª do Brasil; e a primeira a criar um prêmio para contemplar as entidades parceiras que ajudam a consolidar as ações em torno da implantação de políticas públicas para a diversidade racial nas escolas.

Devido a esse trabalho Alagoas teve suas ações elogiadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Agora, o objetivo é ampliar as atividades e levar a discussão a todas as escolas do Estado e proporcionar aos educadores de regiões mais afastadas o acesso à discussão étnico-racial.