Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços), em outubro último foram realizadas 341 milhões de operações com cartões, contra 258 milhões no mesmo mês do ano anterior.
As transações com cartões de crédito, débito e de lojas aumentaram 32,2% entre outubro de 2004 e igual mês deste ano. Segundo dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços), em outubro último foram realizadas 341 milhões de operações com cartões, contra 258 milhões no mesmo mês do ano anterior.
Na avaliação da Abecs, as compras de final de ano deverão consolidar a posição dos cartões como o segundo meio de pagamento mais usado pelo consumidor brasileiro, superado apenas pelo dinheiro vivo.
A pesquisa da associação mostra que em outubro deste ano os pagamentos efetuados com cartões superaram em 204% os realizados com cheques, que atingiram 112 milhões de transações.
O valor das operações com cartões chegou a R$ 19,1 bilhões em outubro, enquanto as compras com cheques somaram R$ 12,2 bilhões.
"A segurança, a comodidade e a eficiência representadas pelos cartões estão relegando cada vez mais os cheques a um papel menos importante no comércio", afirmou o diretor de marketing da Abecs, Antonio Luiz Rios.