Categorias: Esporte

Após polêmica e sustos, São Paulo vence e vai à final do Mundial

O resultado valeu vaga na final da competição, que será realizada em Yokohama, palco do pentacampeonato mundial da seleção, no domingo.

Depois de protagonizar polêmica na véspera do jogo de estréia no Mundial de Clubes da Fifa, o atacante Amoroso foi o destaque do São Paulo nesta quarta-feira na vitória por 3 a 2 sobre o Al Ittihad, da Arábia Saudita, no estádio Nacional de Tóquio (Japão), em jogo em que o time brasileiro deu "sustos" na torcida.

O resultado valeu vaga na final da competição, que será realizada em Yokohama, palco do pentacampeonato mundial da seleção, no domingo. O adversário será conhecido na manhã de quinta-feira, às 8h20 (horário de Brasília), no confronto entre o inglês Liverpool e o Saprissa, da Costa Rica.

Amoroso marcou dois gols para o São Paulo –o outro foi de Rogério Ceni, cobrando pênalti. O atacante, cujo contrato com o time do Morumbi termina no dia 31 de dezembro, provocou um início de crise no clube pouco antes do jogo por ter assinado um pré-contrato com o FC Tóquio, do Japão.

A atitude irritou profundamente o presidente são-paulino, Marcelo Portugal Gouvêa, que inclusive chegou a dizer que após o Mundial "cada um segue seu caminho", já que para renovar com o atacante o clube teria agora que arcar com uma multa de US$ 500 mil. No entanto o jogador já avisou que paga o valor do próprio bolso, desde que o São Paulo aceite fazer um contrato de três anos.

Mesmo com toda a polêmica, Amoroso não deixou seu desempenho ser afetado em campo. O jogador, que formou dupla com Aloísio –o técnico Paulo Autuori fazia mistério sobre qual seria o ataque–, conseguiu furar a forte marcação do adversário aos 16min do primeiro tempo.

O meia Danilo cruzou da esquerda, um zagueiro desviou de cabeça e a bola sobrou para Amoroso. O atacante chutou de perna direita e contou com novo desvio na zaga para enganar o goleiro Zaid e fazer 1 a 0.

Motivado pela vitória na estréia contra o Al-Ahly, do Egito, por 1 a 0, o time saudita se lançou ao ataque e acuou o São Paulo após o gol.

Aos 33min, Lugano perdeu para Kallon na corrida e permitiu que o rival chutasse cruzado. Rogério Ceni deu rebote e Noor, após a dividir com o goleiro são-paulino, conseguiu empurrar a bola para o gol.

Com o empate, a equipe saudita se entusiasmou e criou mais duas boas chances para marcar ainda no primeiro tempo, com Kallon e Al Montashari.

Na segunda etapa, o São Paulo voltou melhor. Logo aos 2min, após boa triangulação no ataque, Cicinho cruzou da direita e a bola passou pela defesa adversária para chegar até Amoroso, que só empurrou para o gol e recolocou o time brasileiro à frente.

Mais tranqüilo, o time do Morumbi passou a dominar o Al Ittihad e conseguiu ampliar aos 13min. Aloísio sofreu pênalti e Rogério Ceni cobrou no canto alto direito de Zaid.

Quando tudo caminhava para um vitória tranqüila, os são-paulinos levaram o segundo gol, aos 23min. Após cobrança de escanteio do brasileiro Tcheco, Al Montashari aproveita desvio e marcou de cabeça.

A reação saudita, porém, parou por aí. O time paulista aguarda agora a definição de seu adversário na busca pelo terceiro título mundial.