O Programa destinará R$ 2 milhões, no próximo ano, para apoiar projetos nas áreas de Música, Artes Cênicas, Literatura, Artes Visuais e Audiovisual.
Termina no próximo dia 30 o prazo para inscrição no Programa BNB de Cultura 2006 – uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos. O Programa destinará R$ 2 milhões, no próximo ano, para apoiar projetos nas áreas de Música, Artes Cênicas, Literatura, Artes Visuais e Audiovisual (R$ 400 mil reais para cada uma).
O edital contendo o regulamento do Programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas, estão disponíveis no portal do BNB (www.bnb.gov.br
Serão contemplados pelo menos 124 projetos, sendo no mínimo 29 em Literatura, 14 em Audiovisual, 27 em Música, 27 em Artes Cênicas e mais 27 em Artes Visuais. A relação de projetos selecionados será divulgada em 31 de março de 2006.
São objetivos do Programa BNB de Cultura: apoiar prioritariamente a realização de projetos culturais que estão fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura popular nordestina; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do BNB, menos providos de atividades relacionadas à cultura; investir os recursos financeiros do BNB, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da região Nordeste; promover a participação da comunidade nos projetos culturais apoiados pelo BNB; e consolidar a imagem do BNB como empresa socialmente responsável, atuando no processo de patrocínio cultural de forma profissional e ética, visando ao desenvolvimento sustentável da cultura nordestina.
Para a seleção dos projetos culturais, serão considerados os seguintes critérios: qualidade artística; atendimento de interesse coletivo da comunidade; formação ou aperfeiçoamento profissional; condições de sustentabilidade; viabilidade físico-financeira; e ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do BNB, menos providos de atividades culturais; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB junto à sociedade.
Todos os projetos culturais selecionados deverão oferecer ao BNB, no mínimo, as seguintes contrapartidas: inclusão da logomarca institucional do BNB e do Governo Federal ou de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco, em todas as peças promocionais; inclusão da logomarca do BNB e do Governo Federal ou de outros produtos/serviços associados, a critério exclusivo do Banco, em espaços onde serão realizados os eventos; citação verbal do patrocínio do BNB em todas as entrevistas concedidas à imprensa sobre a realização do projeto; e doação de 20% de qualquer produto gerado pelo projeto (livro, disco, ingressos etc.) para uso a critério do BNB, no caso de patrocínio exclusivo (no caso de patrocínio parcial, esse percentual será proporcional ao valor investido pelo BNB).
Todos os projetos contemplados deverão apresentar relatório final, no prazo máximo de 30 dias após a conclusão de todas as fases, contendo as seguintes informações: detalhamento das despesas realizadas, com cópias das notas fiscais e recibos relativos a essas despesas; público atingido, classificado quantitativa e qualitativamente; número de profissionais envolvidos e funções desempenhadas; reprodução de todas as peças promocionais; e cópias das matérias publicadas nas mídias impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio, televisão e internet).
O Programa BNB de Cultura 2006 será focado nas linhas de atuação e respectivas vertentes:
* Música (registro e difusão de música contemporânea; formação e desenvolvimento de bandas, corais e orquestras; e realização de eventos coletivos ou de formação musical)
* Literatura (incentivo à leitura e criação de acervos bibliográficos; edição e divulgação de obras literárias; e realização de eventos coletivos ou de formação literária)
* Artes Cênicas (montagem e circulação de espetáculos cênicos; e realização de eventos coletivos e de formação em artes cênicas)
* Artes Visuais (implantação e manutenção de museus; e realização de eventos coletivos e de formação em artes visuais)
* Audiovisual (produção e finalização de obras audiovisuais; e realização de eventos coletivos e de formação em audiovisual)