O Projeto Jovem Empreendedor realizado pelo Governo do Estado premiou 150 jovens com linhas de crédito junto ao Banco Cidadão, para abrirem o próprio negócio. O Projeto Jovem Empreendedor – de acordo com o secretário de Educação, José Márcio Lessa – já qualificou 4 mil jovens.
O Projeto Jovem Empreendedor realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estadual de Educação, premiou 150 jovens com linhas de crédito junto ao Banco Cidadão, para abrirem o próprio negócio. De acordo com uma das professoras do projeto, Sônia Azevedo, “esta é uma revolução cultural, que deixa de preparar o jovem apenas para ser empregado, mas abre a perspectiva de um estudante empreendedor”.
Vários projetos, que vão desde venda de confecções a desenhos artísticos foram premiados com a bolsa. O governador de Alagoas, Ronaldo Lessa está presente no evento de premiação, que acontece nesta manhã. Daqui a pouco serão premiado os cinco melhores projetos. Estes receberão do Estado um incentivo em dinheiro para implementação de negócios. O primeiro lugar recebe prêmio de R$ 3 mil.
O Projeto Jovem Empreendedor – de acordo com o secretário de Educação, José Márcio Lessa – já qualificou 4 mil jovens. “Temos planos de negócios que foram elogiados por empresas do setor privado e a perspectiva é que o programa cresça e consiga revolucionar a vida de vários jovens”, colocou o secretário. José Márcio lembra ainda que os projetos não escolhidos servem de aprendizado e implantam uma nova semente na vida dos estudantes. “Hoje eles podem dizer que não dependem somente de empregos na iniciativa privada ou no poder público. Possuem o destino deles nas próprias mãos e com consciência disso”.
Para a estudante Giovania Chagas – que já trabalha com confecção – o projeto “só veio para complementar”. Chagas afirma que “adquiriu conhecimento de mercado e capacidade de empreender projetos, visando lucro”. “Ganhamos uma visão nova de como ganhar a vida lá fora. Espero que este projeto dure o suficiente para alcançar todos os estudantes de Alagoas”.
O governador Ronaldo Lessa fez questão de homenagear os melhores professores participantes do projeto. Receberam menção honrosa, as educadoras Nara Maria de Oliveira, Rosângela Pereira e Maria Helena Rodrigues.