Reeducandos da unidade prisional Cyridião Durval receberam hoje, o certificado de conclusão escolar de 2005, referente à alfabetização e ensino fundamental. A ação é do projeto Educação Carcerária desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização no Sistema Prisional alagoano, onde tem como missão reeducar a partir do trabalho na sala de aula.
Reeducandos da unidade prisional Cyridião Durval receberam hpje, o certificado de conclusão escolar de 2005, referente à alfabetização e ensino fundamental. A ação é do projeto Educação Carcerária desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização no Sistema Prisional alagoano, onde tem como missão reeducar a partir do trabalho na sala de aula.
Os 60 reeducandos que receberam o certificado, 15 da alfabetização e 45 do ensino fundamental, participaram do Programa de Ensino para Jovens e Adultos desenvolvido em parceria entre as Secretarias Executivas de Educação e Ressocialização e foram submetidos à exame supletivo.
“Esses alunos estudaram de maio à dezembro. A educação é o meio mais forte de ressocializar um preso. Com a escola, além de manter o reeducando ocupado estamos contribuindo para que esta pessoa saia do presídio modificado e com uma perspectiva de vida melhor”, explica o gerente de educação, Paulo Jorge, um dos grandes exemplos de que a educação pode ressocializar
As atividades educacionais contam, atualmente, com a participação de 25 monitores no ensino das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Estudo Sociais e Ciências para 300 reeducandos.
A participação dos reeducandos no Programa de Educação Carcerária acontece de forma voluntária e cada participante do projeto recebe como benefício à redução da pena, onde a cada três dias freqüentando a aula reduz um da pena.
Atualmente, cerca de 600 dos mais de 1900 presos existentes no Sistema Prisional ainda são analfabetos. “A nossa intenção é erradicar o analfabetismo. Entendemos a grande importância da educação na busca pela ressocialização do preso. No próximo ano, já temos turmas em seis unidades prisionais que iniciam o ano letivo em janeiro”, completa o secretário de Ressocialização, Ten. Cel. PM Aurélio Rosendo.
Até o final desta semana 130 reeducandos recebem o certificado de conclusão de alfabetização e ensino fundamental. Amanhã (21) às 10h, mais 60 presos do Presídio Desembargador Luis de Oliveira Sousa, em Arapiraca, participam da solenidade de entrega dos certificados.
Na programação consta também a entrega de brindes e uma palestra com o gerente de Educação da Secretaria de Ressocialização, Paulo Jorge. Já no próximo dia 23, conclui a alfabetização 10 reeducandas do Presídio Feminino Santa Luzia.