Uma comitiva do grupo espanhol Iberostar, chefiada pelo presidente da empresa, Dom Miguel, chegou a Alagoas, “atraído pelas ótimas referências que recebeu do estado”. Foi assim que ele confirmou o interesse de investir por aqui no próximo ano.
O estado de Alagoas não pára de atrair investidores internacionais. Uma comitiva do grupo espanhol Iberostar, chefiada pelo presidente da empresa, Dom Miguel, chegou a Alagoas, “atraído pelas ótimas referências que recebeu do estado”. Foi assim que ele confirmou o interesse de investir por aqui no próximo ano. O grupo possui investimentos na Bahia, onde vai lançar, em 2006, um resort orçado em US$ 110 milhões.
Na noite de segunda-feira, Dom Miguel se reuniu com o governador Ronaldo Lessa. Na manhã desta terça-feira, o grupo teve reuniões com o secretário coordenador de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcante, com o secretário de Indústria e Comércio, Alberto Cabus, e com empresários dos setores ligados à área de construção e turismo, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Participaram do encontro o presidente da Ademi, Felipe Cavalcante, e o presidente do Maceió Convention Bureau, Márcio Coelho.
Na ocasião, foi apresentado ao presidente e integrantes do grupo as oportunidades de negócios do estado. Arnóbio comandou a apresentação do Plano de Negócios, e arrancou elogios de Dom Miguel. “Perfeita a apresentação; é assim que tem de ser”, comentou Dom Miguel, apontando como correta a estratégia adotada pelo Estado de austeridade fiscal e investimentos em infra-estrutura (aeroporto, centro de convenções rodovias) que capacitam o estado a receber grandes empreendimentos hoteleiros.
O presidente da Ademi apresentou toda a costa litorânea do estado, mostrando áreas hoje livres hoje para construções. Ressaltou, entre outras coisas, que Maceió conta com uma boa estrutura de hotéis, restaurantes, bares, diversão e centro de compras, sem apresentar os problemas das grandes metrópoles do Nordeste – que concentram os três principais destinos turísticos da região.
Logo após a reunião, o grupo fez um vôo de helicóptero sobre a costa litorânea, para conhecer áreas aptas a receber um possível empreendimento. A idéia do grupo é construir um resort, embora deixe claro que, no momento, é apenas uma perspectiva. “Ainda é cedo para falar em concretização de investimento, mas tudo aqui mostra que existem oportunidades de iniciarmos uma relação de negócios”, falou o empresário, que viajou nesta terça para a Bahia, onde possui investimentos.
Além do grupo Iberostar, outros dois grupos estão de olho em Alagoas. É o que afirma o chefe de gabinete da Embratur, Geraldo Bentes, que acompanhou a visita do grupo espanhol ao estado.
Segundo ele, o grupo Português Vila Galé e o grupo jamaicano Super Club Brezzars demonstraram interesse em construir resorts no estado. “Estamos mantendo entendimentos com esses grupos, e as negociações podem avançar”, revela, contando que passou ótimas referências do estado para todos os investidores.
“Alagoas agora está com condições de atrair qualquer investimento. Acho que por ter muita beleza, Alagoas relaxou um pouco em dar infra-estrutura, que é outro ponto crucial para o desenvolvimento do turismo. Agora, sim, entramos em igualdade de condições com as demais capitais do Nordeste”, afirma.
O diretor ainda trouxe notícias sobre o complexo turístico Ondazul. Geraldo Bentes afirmou o a pedra fundamental deve ser lançada até fevereiro. “A liberação está garantida, então os empresários me falaram que pretendem iniciar logo as obras do complexo”, afirma.
O secretário Arnóbio Cavalcante destaca também que Alagoas está despontando na captação não só de novos investimentos, mas também de eventos. “Temos agora infra-estrutura que nos permitem ser mais agressivos na negociação, e os resultados já começam aparecer: o Centro Cultural e de Exposições está com a pauta para o próximo ano quase lotada”, comemora.
“Já temos de começar a pensar em um segundo centro para acomodar esse interesse, acima até do esperado, de procura. As pessoas querem realizar evento aqui em Maceió”, ratifica o presidente da Ademi, Felipe Cavalcante.