O senador Teotonio Vilela Filho (PSDB/AL), que está em Maceió, confirmou agora há pouco, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), só deve anunciar a indicação do relator da dívida rural na segunda quinzena de janeiro.
O senador Teotonio Vilela Filho (PSDB/AL), disse agora há pouco, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), só deve anunciar a indicação do relator da dívida rural na segunda quinzena de janeiro.
A confirmação do nome do senador tucano deveria ter sido anunciada hoje, em Arapiraca, mas por causa da agenda de Renan em Brasília, o presidente do Senado teve que permanecer na capital federal e o anúncio oficial, segundo Teotonio, só deve acontecer na volta aos trabalhos. “Acredito que o Renan deve me indicar, já que existe um consenso dos produtores e das bancadas estaduais pelo meu nome. Conversei com ele (Renan), que prefere anunciar em janeiro”, disse o tucano.
Dos mais de 800 mil produtores rurais nordestinos inadimplentes com os agentes financeiros – Banco do Nordeste e Banco do Brasil – cerca de 34 mil são de Alagoas. Segundo Maxwell Rocha, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Semi-Árido Alagoano (Apressa), 20 mil produtores estão em débito com projetos da Agricultura Familiar e os outros 14 mil com as demais linhas de crédito, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Ele explica que os 11.226 associados da Apressa estão confiantes na sensibilidade do presidente do Senado quanto a importância da renegociação do projeto de lei. “Acredito que este seja o melhor momento para os produtores do Nordeste. Mas é preciso que a bancada federal de cada Estado trabalhe com o mesmo propósito. Quanto à indicação do senador Teotonio é unanimidade entre os produtores e isso facilita a discussão com o Senado”, explica Maxwell.
Os produtores estão confiantes na aprovação do Projeto de Lei – PL 4514 – que trata da discussão da dívida dos produtores rurais do semi-árido nordestino.