No primeiro dia depois do Natal, os consumidores retornaram às lojas para trocar os presentes. O alto índice de trocas é esperado durante toda a semana, quando os lojistas também esperam aumentar as vendas de peças para o Ano Novo.
No primeiro dia depois do Natal, os consumidores retornaram às lojas para trocar os presentes. O alto índice de trocas é esperado durante toda a semana, quando os lojistas também esperam aumentar as vendas de peças para o Ano Novo.
De acordo com a análise do supervisor de vendas da Riachuello, Marcos Dias, neste ano o consumidor teve um comportamento atípico. “As compras foram antecipadas e na semana do Natal a loja ficou cheia, mas as compras não aumentaram como o esperado”, disse, enfatizando também que em comparação com o ano passado, as vendas aumentaram cerca de 35%.
Para se preparar para este período, a loja quase dobrou a capacidade de atendimento exclusivo para trocas, onde já são registradas pequenas filas. “O tamanho do presente estava errado, por isso vim logo trocar”, falou a empregada doméstica Maria Betânia.
Outro tipo de consumidor bastante esperado nesta época é aquele que também aproveita para comprar uma peça para passar o Ano Novo, como Luzinete da Conceição. “Vou trocar a roupa da minha filha e já estou comprando uma para passar o Reveillon”, diz.
A expectativa da loja é de vender 380 mil peças neste mês, mas 80% já está vendido, “principalmente roupas da moda contemporânea, com apliques e tons dourados e prateados”, conta Marcos Dias.
De acordo com os registros da loja, a moda atual está voltada para as peças básicas, com o reforço de assessórios como bijuterias. “Este setor foi ampliado e registrou o crescimento de 30%, comparado ao ano passado”, revela o supervisor de vendas, que já prepara a loja para as vendas do Reveillon.