O objetivo do Projeto é promover a integração desses jovens à família, à comunidade e à sociedade, além de prepará-los para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade.
O Projeto Agente Jovem é um dos programas de desenvolvimento social e humano que atende jovens de 15 a 17 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. O objetivo do Projeto é promover a integração desses jovens à família, à comunidade e à sociedade, além de prepará-los para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) conta, atualmente, com quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizados em áreas de grande vulnerabilidade social, que servem como porta de entrada do usuário na Política de Assistência Social. Além dos trabalhos desenvolvidos pelo Pro-jeto Agente Jovem, os Cras contam também com o Programa Nacional de Atendimento Integral à Família(Paif), Projeto Saber e o trabalho de geração de renda.
Os centros funcionam em diversos bairros da Capital, como o Sônia Sampaio, na Rua Jarbas Andrade, no bairro do Jacintinho; o da Pitanguinha, na Rua Cônego Tobias; e os Centros Cacilda Sampaio, na Rua das Flores, no Vergel do Lago; e o Recreio Operário, em Fernão Velho.
Em 2006, o Projeto Agente Jovem funcionará com mais 17 núcleos, distribuídos em diversos bairros de Maceió.
A permanência do jovem no Projeto é de um ano, porém, em casos de extremo risco social, o Conselho Tutelar ou o Conselho de Assistência Social poderá prorrogar esse prazo por mais dois anos.