Categorias: Saúde

Kátia faz balanço da Saúde, em 2005

Em um café da manhã para jornalistas, radialistas e funcionários da Secretária Estadual de Saúde (Sesau), a secretária Kátia Born ressaltou o salto qualitativo e quantitativo das ações da saúde pública. “Este foi um ano de quebrarmos recordes em atendimentos e melhorias”, colocou.

Para a secretária Estadual de Saúde, Kátia Born, o ano de 2005 foi bastante positivo para o Governo de Alagoas, pelo menos no que diz respeito a área na qual é responsável. Em um café da manhã para jornalistas, radialistas e funcionários da secretária ressaltou o salto qualitativo e quantitativo das ações da saúde pública. “Este foi um ano de quebrarmos recordes em atendimentos e melhorias”, colocou.

De acordo com Kátia Born, o principal destaque foi o trabalho de interiorização da Sesau, que conseguiu – segundo ela – atingir, quase que na totalidade, os municípios alagoanos. “Nós implantamos os Centros de Apoio Psicossocial (CAPs) e já existem 11 prontos para inauguração. É um exemplo de descentralização de ações, pois estamos dando condições as pessoas que sofrem de males psicossociais a se tratarem, sem precisar sair de sua cidade”, explicou a secretária.

Outra ação que Born frisou foi a implementação de 844 equipes do Programa de Saúde da Família, com a contratação de 5 mil novos agentes. Na capital, a secretária destacou os convênios da Unidade de Emergência Armando Lages, com o Hospital do Açúcar e José Carneiro. “Isto possibilitou o aumento de leitos e consequentemente mais pessoas atendidas”.

“Implementamos novos leitos nas UTIs neonatais de Maceió e com a ação Governo no Interior batemos os recordes de atendimento. No município de Campo Alegre, 11.743 procedimentos foram realizados. Isto é novidade em Alagoas. Este ano nós vamos continuar na mesma estrada e trabalhar ainda mais”, falou Kátia Born.