Até novembro passado, 200 mil veículos foram convertidos, de acordo com informação divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.
As conversões para gás natural veicular (GNV) atingiram em 2005 recorde histórico. Até novembro passado, 200 mil veículos foram convertidos, de acordo com informação divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás. O coordenador do Comitê de GNV da entidade, Rosalino Fernandes, diz que o resultado é superior ao recorde de 194 mil veículos registrado em 2003.
Fernandes revelou que as previsões são de fechar o ano de 2005, em dezembro, com cerca de 216 mil conversões. Com os resultados de novembro, a frota nacional já totaliza 1.035.348 carros convertidos a GNV, aumento de 23,8% sobre 2004. O especialista acredita que 2006 poderá repetir os números alcançados este ano, chegando-se ao final do exercício com 1.250.000 veículos convertidos.
O coordenador do Comitê de GNV do IBP diz que o crescimento mais acentuado de conversões foi observado no Rio de Janeiro, atingindo-se 410 mil veículos. Isso representa, segundo Fernandes, 40% dos carros convertidos de todo o país.
O IBP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover o desenvolvimento da indústria nacional de petróleo, gás e petroquímica. A entidade conta hoje com 210 empresas associadas, compreendendo companhias que atuam nos ramos da cadeia de petróleo, gás, bens e serviços e petroquímica. Elas se destaca a Petrobrás.